Analise o comportamento do seu usuário com o Google Analytics
- por Edilson Santos
- em Novidades
- on 15 de agosto de 2024
Já imaginou poder analisar o comportamento dos seus usuários e extrair insights valiosos, como: quais relatórios eles acessam com mais frequência, quanto tempo passam em cada página, qual menu é o mais acessado, até onde eles rolam a tela e outros eventos importantes?
Isso é possível graças à integração que o Power Embedded oferece com o Google Analytics. Descubra mais sobre a usabilidade do seu portal através dessa ferramenta poderosa.
Abaixo, você encontrará uma documentação completa com um passo a passo detalhado para configurar e utilizar essa integração de forma eficaz.
Aproveite para explorar todas as funcionalidades e otimizar a experiência do usuário em seu portal.
Table of Contents
ToggleConfigurando o Google Analytics
Vamos dividir o processo em alguns passos para tornar a configuração o mais fácil possível.
Para criar sua conta do Google Analytics e começar a coletar os dados do seu sistema, siga os passos abaixo:
Acesse o link: analytics.google.com/analytics/web.
Clique em “Começar a medir”.
Defina um nome para sua conta. As permissões padrão geralmente são suficientes, então mantenha as configurações padrão e clique em próximo.
Passo 2: Configuração da Propriedade
- Defina um nome para sua propriedade.
- Configure o fuso horário (deixe como Brasil, se aplicável). A configuração da moeda não é necessária para esta integração, mas você pode configurá-la se desejar.
- Clique em “Próximo”.
Passo 3: Configuração do Negócio
- Defina os detalhes do negócio e clique em próximo.
Passo 4: Objetivos do negócio
- Escolha a opção “Examine o comportamento do usuário” como o objetivo principal desta configuração.
Selecione o Brasil e clique em “Aceitar” para prosseguir.
Na etapa seguinte, escolha a opção “Rede” ou “Web” (em inglês, “Web”).
Passo 5: Preenchimento da URL
- Preencha o campo de URL do site com o subdomínio utilizado para acessar o portal de relatórios do Power Embedded.
- Dê um nome para esse fluxo e clique em Criar e continuar
Nessa aba, antes de clicar em “Próximo”, clique sobre a propriedade criada para pegar o código de rastreamento do Google Analytics.
Você será redirecionado para essa página, onde está disponível o código de rastreamento.
Se você já possui uma conta do Google Analytics e quer criar uma nova propriedade para começar a coletar os dados do seu sistema, siga os passos abaixo:
Acesse o link: analytics.google.com/analytics/web.
Clique no botão Administrador, na parte inferior da página
Clique no botão Criar e depois Propriedade.
Na tela de Criação de propriedade, digite o nome da propriedade (Nome do seu site) e configure o País, fuso horário e moeda
Na detalha de Detalhes comerciais, informe o setor e tamanho da sua empresa
Na tela de Objetivos de negócios, selecione o objetivo de usar o Google Analytics no seu site