Table of Contents
ToggleAjuda - Cadastro de Grupos
Cadastro de Grupos
Se você precisa gerenciar seus usuários de forma mais eficiente e centralizar a administração em um único local, você está no lugar certo. A seguir, apresentamos uma documentação detalhada sobre os tipos de cadastros de grupos disponíveis na aplicação e a possibilidade de sincronização com grupos existentes no Entra ID (Azure AD)
A plataforma oferece quatro métodos para criar grupos, descritos a seguir:
- Importar via Entra ID: Integre diretamente com o Entra ID para criar grupos a partir dos dados existentes.
- Importar Arquivo CSV: Importe grupos de um arquivo CSV, facilitando a inclusão em massa.
- Criar Grupo Manualmente: Crie grupos diretamente na plataforma, com controle total sobre as configurações.
- Cadastrar Usuário via API: Utilize chamadas à API para criar e gerenciar grupos, ideal para integrações automatizadas.
Esses métodos proporcionam flexibilidade para adaptar a gestão de grupos às suas necessidades específicas. Além disso, é possível sincronizar os grupos com o Entra ID, otimizando ainda mais a administração dos usuários, especialmente se você utilizar o Entra ID.
Este tipo de importação traz todos os grupos associados ao seu Entra ID. Abaixo, você encontrará a opção para habilitar “Incluir usuários”, que exibirá todos os usuários pertencentes a esses grupos.
Para garantir o funcionamento adequado desse processo, é essencial habilitar as permissões no Azure.
Permissões para a importação de dados do Entra ID
Para ser possível importar dados de usuários e grupos do Entra ID, é necessário atribuir algumas permissões para o Service Principal, criado no Portal do Azure, utilizado pelo Power Embedded para se comunicar com o seu ambiente.
Na tela de Registro de aplicativos, pesquise pelo nome do aplicativo criado (O nome padrão é PowerEmbedded-App).
Na tela do aplicativo, clique em API permissions, no menu lateral e depois em Add a Permission.
Na próxima tela selecione a opção do Microsoft Graph.
Em seguida selecione a opção de Application permissions.
Na aba a seguir, busque por Directory e selecione a primeira opção Directory.Read.All e clique em Add permissions.
Para finalizar basta conceder o consentimento do administrador clicando em Grant admin consent for.
Pronto, agora você já conseguirá importar os usuários e grupos do Azure AD (Entra ID) para o Power Embedded.
Para importar em lote, você cria um arquivo CSV onde os campos serão, respectivamente, o nome e a descrição do grupo. O arquivo deve ter a extensão CSV, e o separador pode ser qualquer um (vírgula, ponto e vírgula, espaço, etc.).
Nessa tela, você pode atribuir um nome, uma descrição e uma página de login para o seu novo grupo. Nas abas, é possível definir as permissões para os usuários desse grupo, quais relatórios farão parte do grupo e quais usuários estarão incluídos nele.
Este método permite utilizar uma linguagem de programação da sua preferência para integrar com qualquer sistema e automatizar o cadastro, alteração e exclusão dos grupos.
A API também pode ser utilizada para manter o cadastro de grupos do seu sistema sincronizado com os usuários cadastrados no Power Embedded.
Link da documentação: https://api.powerembedded.com.br
Sincronização de grupos com Entra ID
A sincronização automática de grupos do Entra ID aprimora a governança de usuários ao sincronizar automaticamente os grupos locais do sistema com os grupos que estão do Entra ID.
Esta funcionalidade permite que o time de segurança, service desk ou infraestrutura gerencie as associações de usuários e grupos diretamente pelo Entra ID, sem a necessidade de ter permissão no Power Embedded, e essas alterações irão refletir no sistema automaticamente.
Para configurar a sincronização de grupo, acesse a documentação Sincronização automática de grupos do Entra ID
Editar Grupo
É possível editar um grupo já criado, atribuindo permissões e incluindo ou excluindo usuários e relatórios.
Ações > Editar
Você também pode remover esse grupo da sua organização.
Exportar :
Pode estar exportando um arquivo CSV ou Excel para uma análise mais detalhada.
Permissões:
Na aba de permissões, é possível definir quais permissões os usuários de um grupo terão. Isso simplifica o gerenciamento, pois as permissões são configuradas a nível de grupo, em vez de individualmente para cada usuário. Dessa forma, você pode administrar de maneira mais eficiente as permissões de acesso e os privilégios dentro da plataforma.