Atualização agendada do conjunto de dados pelo Power Embedded

Atualização agendada do conjunto de dados pelo Power Embedded

Estamos sempre comprometidos em atender às necessidades dos nossos clientes, e temos uma novidade incrível para você!

Agora é possível configurar atualizações agendadas diretamente pelo portal, tornando o processo não apenas mais simples, mas também muito mais flexível. Com esta funcionalidade, você pode dizer adeus às limitações de intervalos de 30 minutos e aproveitar atualizações ilimitadas!

Embora já fosse possível atualizar o conjunto de dados sob demanda, essa nova opção facilita a configuração da atualização, centralizando esse processo no próprio portal. Com essa funcionalidade, você pode criar um cronograma automático que mantém seus relatórios e dashboards sempre atualizados, sem precisar ir ao Power Bi serviço para configurar.

Outro ponto interessante é que qualquer usuário administrador poderá acessar essa configurações, não necessitando de “Tomar o controle” do conjunto de dados para alterar/criar um novo horário para ser agendado.

O Power BI possui uma limitação que, caso o processo de atualização falhe mais de 5x seguidas, a atualização é desativada automaticamente. Em casos onde uma capacidade ou banco de dados fica indisponível, isso pode gerar um impacto negativo gigante no ambiente. Com o agendamento pelo Power Embedded, isso não acontece mais, evitando esse tipo de problema.

 

Como funciona o agendamento da atualização pelo portal?

A configuração é bastante simples! Basta acessar o menu Artefatos > Conjunto de Dados (Link aqui)

Após carregar a tela com a lista dos conjuntos de dados, pesquise pelo nome do conjunto que você gostaria de agendar a atualização e clique no botão Ações > Agendar Atualização.

O processo de agendamento segue o mesmo princípio do Power BI Serviço, mas com quatro diferenciais importantes.

  1. No Power Embedded, você não tem limites para o número de atualizações, pois elas são gerenciadas via API, permitindo atualizações ilimitadas.
  2. Além disso, você pode escolher intervalos de tempo menores, tornando o agendamento ainda mais flexível e adaptável às suas necessidades.
  3. Por fim, você não precisa “Tomar o controle” do conjunto de dados para configurar as atualizações, ao contrário do que é necessário no Power BI Serviço, o que proporciona uma experiência mais prática e eficiente.
  4. No Power Embedded, o processo de atualização não será desativado automaticamente caso a atualização falhe mais de 5x seguidas, como ocorre no Power BI serviço.

Atenção: Quanto mais atualizações forem realizadas em um conjunto de dados, maior será a demanda por capacidade de processamento.

Observação: Um ponto importante que deve ser observado, é que as atualizações do Power Embedded não controladas pelo próprio sistema, e por isso, não vão refletir no agendamento pelo Power BI serviço e vice-versa. Caso o relatório esteja configurado para atualizar nos 2 lugares (Power BI serviço e Power Embedded), ele será atualizado em duplicidade, causando um consumo de capacidade muito maior que o necessário.

 

Monitoramento das Atualizações

Além de configurar o agendamento, é altamente recomendável monitorar regularmente possíveis erros nas atualizações dos seus modelos semânticos.

Uma forma eficiente de fazer isso é revisar o histórico de atualizações do conjunto de dados.

As tentativas de atualização dos modelos semânticos no Power BI nem sempre ocorrem sem problemas, podendo apresentar falhas ou demorar mais do que o previsto.

Para diagnosticar esses problemas, utilize a página de Histórico de Atualizações, que oferece detalhes sobre as possíveis causas de falhas ou atrasos.

Para ir até o histórico de atualizações, vá em Artefatos > Conjunto de dados > Histórico de atualização

Exemplo: