Ajuda - Cadastro de Usuários
Cadastro de usuários
Esta página é onde o administrador realiza o cadastro dos usuários que irão acessar o sistema e os relatórios.
No cadastro de usuários, você pode configurar informações como email, nome e outras configurações essenciais. Além disso, é neste ponto que você atribui permissões aos usuários. Abaixo, estão as informações necessárias para uma orientação mais detalhada.
Essa aba é onde você preenche as informações principais desse usuários.
E-mail : O e-mail cadastrado aqui pode ser qualquer tipo, @gmail @hotmail @yahoo e etc.
Nome: Nome para esse usuário no portal de visualização.
Função: Importante definir qual função esse usuário vai ter no portal, atualmente existe 4 tipos de função, abaixo vai estar descrito as principais de cada.
Administrador: Usuário que tem a maior hierarquia de permissões dentro do portal, responsável pela configuração e atribuições de permissões ao usuário.
- Criar usuário
- Criar grupo
- Criar pasta
- Importar relatórios
- Configurações da organização
- Dados de faturamento
- Controle de capacidade
- Gestão de RLS
- Conceder acessos a usuários e grupos
- Gerenciar regra de firewall
- Criar empresas
- Personalizar o portal de visualização
- Tem acesso a todas auditorias
- Força atualização do conjunto de dados
Contribuidor – Uma função abaixo de administrador , que tem como funções a possibilidade de criar usuários, atribuir permissões ao usuários, criar grupos.
- Criar usuário
- Criar grupo
- Criar pasta
- Criar aplicativos
- Importar relatórios
- Gestão de RLS
- Conceder acessos a usuários e grupos
- Tem acesso a algumas auditorias
- Força atualização do conjunto de dados
Contribuidor de Workspace – Uma função que está abaixo de contribuidor, com funções limitadas descrito abaixo o que ele pode fazer.
- Criar grupo
- Criar pasta
- Importar relatórios dos workspaces que ele tem acesso
- Conceder acesso a usuários e grupos aos relatórios que estão no workspace ao qual eles têm acesso.
- Tem acesso a algumas auditorias
Visualizador –
- Consegue somente visualizar relatórios no portal de visualização.
Departamento: Qual departamento esse usuário faz parte.
Data Validade: Muito utilizada em cenários onde você deseja conceder um acesso temporário para esse usuário no portal.
Pagina inicial após o login: Uma funcionalidade que permite que o usuário seja automaticamente redirecionado para um relatório ou aplicativo específico assim que fizer login no portal, sem precisar escolher manualmente o relatório desejado.
Usuário do Windows AD (Analysis service): Caso você tenha relatórios conectados á um cubo do SQL Server Analysis Service (SSAS) e que utilize RLS, você pode utilizar esse campo para fazer o mapeamento entre o email do Power Bi e o usuário do Windows AD.
No menu anterior, no cadastro de usuários, foi possível entender o que cada função faz. No entanto, caso queira adicionar uma função específica para usuários com hierarquias inferiores, você pode ativá-la diretamente no cadastro do usuário.
É na aba de relatórios que você tambem atribuir acesso a um relatório em especifico para esse usuários. Ajuda – Cadastro de Relatórios
Buscando sempre oferecer um nível de personalização aos nossos clientes, no Power Embedded, dispomos de funcionalidades específicas para empresas. No portal, você tem a sua organização, onde é possível incluir várias empresas. Por exemplo, conforme ilustrado na imagem abaixo. Ajuda – Cadastro de Empresas
A plataforma oferece quatro métodos para cadastrar usuários:
- Criar usuário Manualmente
- Importar via arquivo CSV
- Importar via Entra ID
- Via API
Botão “Criar Usuário”
Nesse método, você pode criar usuários manualmente, um por um, e atribuir suas permissões, funções, departamentos, etc.
Importar arquivo CSV
Esse método permite que você possa importar um arquivo texto, no formato CSV, contendo uma lista de emails para serem importados em massa para o Power Embedded.
A plataforma suporta os três tipos de layout abaixo:
- 2 colunas: [E-mail, Nome] (importação sem senha);
- 3 colunas: [E-mail ,Nome, Senha] (importação com senha);
- 7 colunas: [E-mail, Nome, Senha, Função, Grupo, Departamento, Empresa] (importação completa);
Observações sobre o arquivo CSV que será importado:
- O arquivo deve ter a extensão “.csv”;
- O arquivo deve ter um cabeçalho na primeira linha, seguindo um dos três layouts disponíveis:
- Se o campo senha estiver vazio, o usuário será criado sem senha e essa senha poderá ser definida usando o link de “Registrar” na tela de login;
- Caso você esteja utilizado a importação completa e os campos: função, grupo, departamento ou empresa estiverem vazios, será criado um usuário básico sem essas informações e você precisará adicionar manualmente no sistema;
- Caso você esteja utilizando a importação completa e os campos: Grupo e/ou Empresa informados no CSV não existirem no sistema, estes serão criados automaticamente;
- Caso o usuário já exista no sistema, ele será atualizado com as informações do arquivo CSV (exceto e-mail, que não é alterável);
- As senhas devem conter letras não alfanuméricas, maiúsculas e minúsculas com no mínimo 8 caracteres.
Importar do Entra ID
Essa opção irá permitir que você possa importar os usuários diretamente do Entra ID do Azure (antigo Azure AD) para o Power Embedded.
O sistema exibirá uma lista dos usuários existentes na sua empresa que estão dentro do seu ID.
Você pode selecionar os usuários que deseja importar, e esses e-mails serão automaticamente adicionados ao Power Embedded, onde todos os usuários serão criados como o perfil de visualizadores por padrão.
Há também uma opção no rodapé desta página de incluir os grupos do ID. Ao marcar essa opção, todos os grupos em que o usuário está inserido na organização da empresa serão importados e associados ao usuário.
Observação: Caso o usuário esteja em muitos grupos, essa ação pode acabar gerando uma dificuldade de organização para o seu ambiente dentro do Power Embedded, uma vez que terão muitos grupos cadastrados.
Importar com API
Este método permite utilizar uma linguagem de programação da sua preferência para integrar com qualquer sistema e automatizar o cadastro, alteração e exclusão dos usuários de acordo com alguma outra API, arquivo, sistema, banco de dados ou qualquer outra fonte conforme a sua necessidade.
A API também pode ser utilizada para manter o cadastro de usuários do seu sistema sincronizado com os usuários cadastrados no Power Embedded.
Link da documentação: https://api.powerembedded.com.br
Criar e desbloquear senha do usuário
Dentro do portal é possível o administrador criar, alterar e desbloquear a senha do usuário.
- Criar Senha: Permite que o administrador possa criar manualmente uma senha para o usuário em questão digitando numa tela.
- Alterar Senha: Permite que o administrador possa alterar manualmente uma senha para o usuário em questão digitando numa tela.
- Redefinir Senha: Permite que o administrador possa solicitar o envio de um email para que o próprio usuário altere a sua senha de acesso.
- Bloquear: Bloqueia o acesso do usuário ao sistema e ao portal de relatórios. Vale lembrar que mesmo bloqueado, o usuário continua sendo cobrado até ser removido.
- Desbloquear Senha: Permite remover o bloqueio temporário de 30 minutos que o sistema adiciona automaticamente sempre que um usuário erra a senha 5 vezes seguidas.
Lembre-se que a melhor opção para autenticação do Power Embedded é utilizando a autenticação integrada (Google e Microsoft), pois o sistema não precisa gerenciar senhas, já tem MFA integrado e caso a conta seja bloqueada no diretório da empresa, o acesso é bloqueado automaticamente.
Como o usuário pode alterar a própria senha
O próprio usuário pode alterar sua senha através da tela inicial do Portal de visualização.
Para fazer isso, basta utilizar o link “Criar ou alterar sua senha”, preencher as informações solicitas e um e-mail será enviado ao usuário para confirmar a alteração da senha.