Ajuda – Cadastro de Usuários

Ajuda - Cadastro de Usuários


Cadastro de usuários

Esta página é onde o administrador realiza o cadastro dos usuários que irão acessar o sistema e os relatórios.

No cadastro de usuários, você pode configurar informações como email, nome e outras configurações essenciais. Além disso, é neste ponto que você atribui permissões aos usuários. Abaixo, estão as informações necessárias para uma orientação mais detalhada.

Essa aba é onde você preenche as informações principais desse usuários.

E-mail : O e-mail cadastrado aqui pode ser qualquer tipo, @gmail @hotmail @yahoo e etc.

Nome: Nome para esse usuário no portal de visualização.

Função: Importante definir qual função esse usuário vai ter no portal, atualmente existe 4 tipos de função, abaixo vai estar descrito as principais de cada.

Administrador: Usuário que tem a maior hierarquia de permissões dentro do portal, responsável pela configuração e atribuições de permissões ao usuário.

  • Criar usuário
  • Criar grupo
  • Criar pasta
  • Importar relatórios
  • Configurações da organização
  • Dados de faturamento
  • Controle de capacidade 
  • Gestão de RLS
  • Conceder acessos a usuários e grupos
  • Gerenciar regra de firewall
  • Criar empresas
  • Personalizar o portal de visualização
  • Tem acesso a todas auditorias
  • Força atualização do conjunto de dados 

Contribuidor – Uma função abaixo de administrador , que tem como funções a possibilidade de criar usuários, atribuir permissões ao usuários, criar grupos.

  • Criar usuário
  • Criar grupo
  • Criar pasta
  • Criar aplicativos
  • Importar relatórios
  • Gestão de RLS
  • Conceder acessos a usuários e grupos
  • Tem acesso a algumas auditorias
  • Força atualização do conjunto de dados 

Contribuidor de Workspace – Uma função que está abaixo de contribuidor, com funções limitadas descrito abaixo o que ele pode fazer.

  • Criar grupo
  • Criar pasta
  • Importar relatórios dos workspaces que ele tem acesso
  • Conceder acesso a usuários e grupos aos relatórios que estão no workspace ao qual eles têm acesso.
  • Tem acesso a algumas auditorias

Visualizador –  

  • Consegue somente visualizar relatórios no portal de visualização.
Alguns dos permisssionamentos mencionados anteriormente podem ser atribuídos a usuários com níveis hierárquicos inferiores, tanto individualmente quanto a grupos.
 

Departamento: Qual departamento esse usuário faz parte.

Data Validade: Muito utilizada em cenários onde você deseja conceder um acesso temporário para esse usuário no portal.

Pagina inicial após o login: Uma funcionalidade que permite que o usuário seja automaticamente redirecionado para um relatório ou aplicativo específico assim que fizer login no portal, sem precisar escolher manualmente o relatório desejado.

Usuário do Windows AD (Analysis service): Caso você tenha relatórios conectados á um cubo do SQL Server Analysis Service (SSAS) e que utilize RLS, você pode utilizar esse campo para fazer o mapeamento entre o email do Power Bi e o usuário do Windows AD.

No menu anterior, no cadastro de usuários, foi possível entender o que cada função faz. No entanto, caso queira adicionar uma função específica para usuários com hierarquias inferiores, você pode ativá-la diretamente no cadastro do usuário.

Você pode associar usuários a grupos com permissões específicas e acessos também. Ajuda – Cadastro de Grupos de Acesso

É na aba de relatórios que você tambem atribuir acesso a um relatório em especifico para esse usuáriosAjuda – Cadastro de Relatórios

Buscando sempre oferecer um nível de personalização aos nossos clientes, no Power Embedded, dispomos de funcionalidades específicas para empresas. No portal, você tem a sua organização, onde é possível incluir várias empresas. Por exemplo, conforme ilustrado na imagem abaixo. Ajuda – Cadastro de Empresas

A plataforma oferece quatro métodos para cadastrar usuários:

  1. Criar usuário Manualmente 
  2. Importar via arquivo CSV
  3. Importar via Entra ID
  4. Via API

Criar e desbloquear senha do usuário

Dentro do portal é possível o administrador criar, alterar e desbloquear a senha do usuário.

  • Criar Senha: Permite que o administrador possa criar manualmente uma senha para o usuário em questão digitando numa tela.

  • Alterar Senha: Permite que o administrador possa alterar manualmente uma senha para o usuário em questão digitando numa tela.

  • Redefinir Senha: Permite que o administrador possa solicitar o envio de um email para que o próprio usuário altere a sua senha de acesso.

  • Bloquear: Bloqueia o acesso do usuário ao sistema e ao portal de relatórios. Vale lembrar que mesmo bloqueado, o usuário continua sendo cobrado até ser removido.

  • Desbloquear Senha: Permite remover o bloqueio temporário de 30 minutos que o sistema adiciona automaticamente sempre que um usuário erra a senha 5 vezes seguidas.

Lembre-se que a melhor opção para autenticação do Power Embedded é utilizando a autenticação integrada (Google e Microsoft), pois o sistema não precisa gerenciar senhas, já tem MFA integrado e caso a conta seja bloqueada no diretório da empresa, o acesso é bloqueado automaticamente.

Como o usuário pode alterar a própria senha

O próprio usuário pode alterar sua senha através da tela inicial do Portal de visualização.

Para fazer isso, basta utilizar o link “Criar ou alterar sua senha”, preencher as informações solicitas e um e-mail será enviado ao usuário para confirmar a alteração da senha.