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Controle de capacidade
Essa funcionalidade do portal facilita o gerenciamento da capacidade do Microsoft Fabric ou Power BI Embedded de forma eficiente. Ela visa reduzir custos e ajustar o tamanho da capacidade para atender a picos de demanda, proporcionando uma administração mais eficaz, especialmente em modelos de cobrança baseados no uso.
Configurando as permissões
Com o recurso contratado, para administrar sua capacidade no Portal do Power Embedded, siga estas etapas:
Para liberar permissões na capacidade, siga duas etapas:
1ª Etapa: Adicione o usuário do Power Embedded como contribuidor do recurso.
2ª Etapa: Adicione o Powerembedded-App como administrador.
1ª Etapa:
No portal do Azure busque pelo recurso contratado e clique sobre ele.
Para adicionar o usuário como contribuidor vá em Access control (IAM) > Add > Add role assignment.
Nessa nova tela clique em Priveleged admnistrator roles > Contributor > Members
Na tela de membros clique em Select members para buscar pelo usuário PowerEmbedded-App e seleciona-lo.
Agora clique em Review + assign para finalizar esse processo.
2° Etapa
Nessa tela vá em Settings > Capacity administrators e clique em Add, ao abrir a tela pesquise por PowerEmbedded-App e clique em Select.
Nesta aba, você pode adicionar as pessoas que terão permissão para atribuir um workspace à capacidade.
Para validar de fato essa alteração clique em Save para salvar a informação.
Com essas configurações feitas agora podemos configurar Power Embedded.
Configurando a capacidade no Power Embedded
Para administrar sua capacidade no Portal do Power Embedded, siga estas etapas:
- Acesse o Portal do Power Embedded e vá para “Artefatos” > “Capacidades”.
- Clique em “Recarregar”. Isso irá listar a capacidade disponível.
No entanto, ainda serão necessárias algumas informações adicionais para administrar o recurso:
- Nome do grupo de Recursos
- ID da Assinatura da Azure.
Após o recarregamento, será exibida a capacidade contratada. Inicialmente, aparecerá um aviso em destaque indicando ‘Não configurado’. Para ajustar a configuração, clique em ‘Ações’.
Após clicar em ‘Ações’, você será redirecionado para uma nova aba. Nela, será necessário preencher os campos destacados: ‘Nome do grupo de recurso’ e ‘Assinatura da Azure’.
Para obter esses valores, acesse o portal da Azure e localize o recurso contratado. Na seção ‘Overview’ ou ‘Visão Geral’, você encontrará as informações necessárias. Copie o ‘Nome do grupo de recursos’ e o ‘ID da assinatura da Azure’ e cole essas informações no portal do Power Embedded e salve.
Com esses dados, você estará pronto para fazer as otimizações necessárias em sua capacidade
Se a configuração foi feita corretamente, o sistema passará a mostrar os botões de “Ligar” ou “Desligar” na tela das capacidades.
Tipos de gerenciamento da capacidade
Para gerenciar as capacidades, seja o Microsoft Fabric ou Power BI Embedded via portal, há três maneiras:
Manual: Ao acessar o menu de capacidades e ter concluído todas as configurações prévias necessárias, a funcionalidade será exibida, juntamente com um botão para ligar e desligar. Aqui, o administrador pode ficar responsável pela gestão do recurso.
Por demanda: Aqui, o Power Embedded ativa a capacidade automaticamente quando um usuário tenta acessar um relatório, isso acontece somente se o usuário tiver permissão a nível de usuário ou grupo. Quando atingir o tempo de inatividade que você definir, ela é pausada para evitar cobranças.
Por Agendamento: Neste método, você pode planejar quando a capacidade deve ser ligada e desligada e até mesmo mudar a capacidade por agendamento. Isso oferece um controle mais previsível sobre os recursos, permitindo ajustar conforme a demanda ou horários específicos de uso.
Mudar a capacidade: Nessa ação, você pode agendar um horário para que a sua capacidade mude de SKU, ou seja em horário de pico muito alto de consumo você pode aumentar esse recurso e quando diminuir esse consumo pode reduzir para uma capacidade inferior.
Notes: É importante ressaltar que quando uma capacidade está desligada, o usuário não consegue visualizar o relatório e o conjunto de dados não é atualizado. Portanto, é crucial planejar o horário de uso para evitar possíveis falhas no ambiente.
Configurando a otimização manual
Ao ter completado todas as etapas anteriores, ao clicar em ‘recarregar’, serão listadas todas as capacidades criadas e quais o PowerEmbedded-App tem permissão.
Após isso, um botão será exibido, permitindo ligar e desligar manualmente. Nessa mesma tela, já é possível visualizar algumas informações importantes da capacidade.
Configurando a otimização de custo por demanda
Ao clicar no botão de ações e selecionar “Editar”, você poderá definir as configurações de otimização de custos no portal.
Ativar otimização de custos (Pausar e iniciar automaticamente):
- Quando essa otimização está ativada, somente usuários com permissões de nível de usuário ou grupo poderão visualizar um relatório se a capacidade estiver desligada. Se a capacidade estiver desligada e o usuário tiver permissão para reativá-la, ele conseguirá acessar o relatório automaticamente.
- Se um usuário sem a permissão de ativar a capacidade automaticamente tentar acessar um relatório enquanto a capacidade estiver desligada, ele não conseguirá visualizar o relatório.
- Você pode definir o período de minutos durante o qual sua capacidade pode permanecer inativa (ou seja, sem relatórios abertos). Quando o sistema detecta que nenhum relatório foi acessado durante esse período, a capacidade é automaticamente pausada.
- Durante o período em que a capacidade está pausada, você não será cobrado. Embora a reativação da capacidade seja rápida e quase imperceptível, alguns usuários podem achar o processo inconveniente. Para minimizar esse impacto, você pode agendar a reativação da capacidade.
Configurando a otimização de custos por horário.
2. Definir horário para otimização de custos:
Na mesma tela, você encontrará a opção de “Definir horário para otimização de custos”.
Nessa aba, você pode programar os horários e dias da semana em que sua capacidade deve ligar e desligar ou até mesmo mudar de tamanho.
Ao clicar em “Adicionar”, dois campos serão exibidos: hora e ação. Aqui você pode programar os horários para ligar e desligar o recurso.
Para facilitar, você pode usar a opção “Copiar para” para aplicar o mesmo modelo para outros dias da semana.
Atenção: Durante o período definido, a capacidade ficará sempre ligada, independentemente de os usuários estarem acessando ou não.
Fora desse horário, a capacidade funcionará com base na demanda. Por exemplo, se você definiu que a capacidade liga às 08:00 e desliga às 17:00, ela permanecerá ligada durante esse período. Antes das 08:00 e após às 17:00, a capacidade funcionará com base na demanda. Se algum usuário tentar acessar o relatório fora do horário programado e ele tiver a permissão ativa no cadastro de usuário ou grupo, a capacidade será ligada, e quando atingir o tempo de inatividade definido por você, ela será desligada.
Alterar tamanho da capacidade de forma agendada
Você já se deparou com a necessidade de ajustar a capacidade no Azure durante períodos de alta demanda por relatórios? Com o Power Embedded, agora você pode fazer isso de forma simples e rápida diretamente pelo portal. A nova funcionalidade permite alterar o SKU da capacidade com base em um agendamento, tornando o processo muito mais eficiente.
Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse https://powerembedded.com.br/como-alterar-o-tamanho-da-sua-capacidade-de-forma-agendada/.
Funcionalidades do menu
Logo abaixo uma descrição das funcionalidades do menu.
Filtrar: Permite buscar por nome de capacidade, útil quando há várias capacidades listadas.
Recarregar: Utilizado após configurar no Portal do Azure para atualizar a interface e exibir o botão de controle.
Exportar: Permite exportar dados para Excel ou CSV, incluindo informações da tabela de capacidade.
Ligar/Desligar: Botão para iniciar e pausar a capacidade.
Ao clicar no botão de ações, é exibido uma lista de funcionalidades.
- Editar: Usado para configurações iniciais e otimização de custos.
- Remover: Exclui a capacidade da gestão do Power Embedded.
- Auditoria de Entidade: Visão das atividades realizadas pelos usuários que acessam o portal de administração. Clique para saber mais.
- Auditoria de Capacidade: Detalha ações ocorridas com a capacidade ao longo do tempo. Clique para saber mais.
Atribuindo um Workspace a uma capacidade
Para associar a capacidade contratada, vá para Workspace > Configurações de Workspace > Informações da Licença > Selecione o Tipo de Licença > Escolha a Capacidade > Clique em Aplicar.
Atenção: Após concluir o processo, é importante verificar no portal do Power Embedded em Workspaces > Recarregar para confirmar se a associação foi identificada. Para que a otimização de custos seja aplicada corretamente, o nome da capacidade deve aparecer no campo, conforme mostrado na imagem abaixo.
Auditoria de capacidade
Para uma análise mais detalhada das informações da capacidade, a auditoria oferece uma visão do seu comportamento. Aqui, é possível acompanhar quando ela foi ligada/desligada, a data e hora da ação, e também o responsável, caso a ativação/desativação não seja automática. Clique para saber mais.