Ajuda – Controle de Capacidades

Controle de capacidade

Essa funcionalidade do portal facilita o gerenciamento da capacidade do Microsoft Fabric ou Power BI Embedded de forma eficiente. Ela visa reduzir custos e ajustar o tamanho da capacidade para atender a picos de demanda, proporcionando uma administração mais eficaz, especialmente em modelos de cobrança baseados no uso.

Configurando as permissões

Com o recurso contratado, para administrar sua capacidade no Portal do Power Embedded, siga estas etapas:

Para liberar permissões na capacidade, siga duas etapas:

1ª Etapa: Adicione o usuário do Power Embedded como contribuidor do recurso.

2ª Etapa: Adicione o Powerembedded-App como administrador.

1ª Etapa:

No portal do Azure busque pelo recurso contratado e clique sobre ele.

Para adicionar o usuário como contribuidor vá em Access control (IAM) > Add > Add role assignment.

Nessa nova tela clique em Priveleged admnistrator roles > Contributor > Members

Na tela de membros clique em Select members para buscar pelo usuário PowerEmbedded-App e seleciona-lo.

Agora clique em Review + assign para finalizar esse processo.

2° Etapa

Nessa tela vá em Settings > Capacity administrators e clique em Add, ao abrir a tela pesquise por PowerEmbedded-App e clique em Select.

Nesta aba, você pode adicionar as pessoas que terão permissão para atribuir um workspace à capacidade.

 

Para validar de fato essa alteração clique em Save para salvar a informação.

Com essas configurações feitas agora podemos configurar Power Embedded.

Configurando a capacidade no Power Embedded

Para administrar sua capacidade no Portal do Power Embedded, siga estas etapas:

  1. Acesse o Portal do Power Embedded e vá para “Artefatos” > “Capacidades”.
  2. Clique em “Recarregar”. Isso irá listar a capacidade disponível.

No entanto, ainda serão necessárias algumas informações adicionais para administrar o recurso:

  • Nome do grupo de Recursos
  • ID da Assinatura da Azure.

Após o recarregamento, será exibida a capacidade contratada. Inicialmente, aparecerá um aviso em destaque indicando ‘Não configurado’. Para ajustar a configuração, clique em ‘Ações’.

Após clicar em ‘Ações’, você será redirecionado para uma nova aba. Nela, será necessário preencher os campos destacados: ‘Nome do grupo de recurso’ e ‘Assinatura da Azure’.

Para obter esses valores, acesse o portal da Azure e localize o recurso contratado. Na seção ‘Overview’ ou ‘Visão Geral’, você encontrará as informações necessárias. Copie o ‘Nome do grupo de recursos’ e o ‘ID da assinatura da Azure’ e cole essas informações no portal do Power Embedded e salve.

Com esses dados, você estará pronto para fazer as otimizações necessárias em sua capacidade

Se a configuração foi feita corretamente, o sistema passará a mostrar os botões de “Ligar” ou “Desligar” na tela das capacidades.

Tipos de gerenciamento da capacidade

Para gerenciar as capacidades, seja o Microsoft Fabric ou Power BI Embedded via portal, há três maneiras:

Manual: Ao acessar o menu de capacidades e ter concluído todas as configurações prévias necessárias, a funcionalidade será exibida, juntamente com um botão para ligar e desligar. Aqui, o administrador pode ficar responsável pela gestão do recurso.

Por demanda: Aqui, o Power Embedded ativa a capacidade automaticamente quando um usuário tenta acessar um relatório, isso acontece somente se o usuário tiver permissão a nível de usuário ou grupo. Quando atingir o tempo de inatividade que você definir, ela é pausada para evitar cobranças.

Por Agendamento: Neste método, você pode planejar quando a capacidade deve ser ligada e desligada e até mesmo mudar a capacidade por agendamento. Isso oferece um controle mais previsível sobre os recursos, permitindo ajustar conforme a demanda ou horários específicos de uso.

Mudar a capacidade: Nessa ação, você pode agendar um horário para que a sua capacidade mude de SKU, ou seja em horário de pico muito alto de consumo você pode aumentar esse recurso e quando diminuir esse consumo pode reduzir para uma capacidade inferior.

Notes: É importante ressaltar que quando uma capacidade está desligada, o usuário não consegue visualizar o relatório e o conjunto de dados não é atualizado. Portanto, é crucial planejar o horário de uso para evitar possíveis falhas no ambiente.

Configurando a otimização manual

Ao ter completado todas as etapas anteriores, ao clicar em ‘recarregar’, serão listadas todas as capacidades criadas e quais o PowerEmbedded-App tem permissão.

Após isso, um botão será exibido, permitindo ligar e desligar manualmente. Nessa mesma tela, já é possível visualizar algumas informações importantes da capacidade.

Configurando a otimização de custo por demanda

Ao clicar no botão de ações e selecionar “Editar”, você poderá definir as configurações de otimização de custos no portal.

Ativar otimização de custos (Pausar e iniciar automaticamente):

  • Quando essa otimização está ativada, somente usuários com permissões de nível de usuário ou grupo poderão visualizar um relatório se a capacidade estiver desligada. Se a capacidade estiver desligada e o usuário tiver permissão para reativá-la, ele conseguirá acessar o relatório automaticamente.
  • Se um usuário sem a permissão de ativar a capacidade automaticamente tentar acessar um relatório enquanto a capacidade estiver desligada, ele não conseguirá visualizar o relatório.
  • Você pode definir o período de minutos durante o qual sua capacidade pode permanecer inativa (ou seja, sem relatórios abertos). Quando o sistema detecta que nenhum relatório foi acessado durante esse período, a capacidade é automaticamente pausada.
  • Durante o período em que a capacidade está pausada, você não será cobrado. Embora a reativação da capacidade seja rápida e quase imperceptível, alguns usuários podem achar o processo inconveniente. Para minimizar esse impacto, você pode agendar a reativação da capacidade.

Configurando a otimização de custos por horário.

2. Definir horário para otimização de custos:

Na mesma tela, você encontrará a opção de “Definir horário para otimização de custos”.

Nessa aba, você pode programar os horários e dias da semana em que sua capacidade deve ligar e desligar ou até mesmo mudar de tamanho.

Ao clicar em “Adicionar”, dois campos serão exibidos: hora e ação. Aqui você pode programar os horários para ligar e desligar o recurso.

Para facilitar, você pode usar a opção “Copiar para” para aplicar o mesmo modelo para outros dias da semana.

Atenção: Durante o período definido, a capacidade ficará sempre ligada, independentemente de os usuários estarem acessando ou não.

Fora desse horário, a capacidade funcionará com base na demanda. Por exemplo, se você definiu que a capacidade liga às 08:00 e desliga às 17:00, ela permanecerá ligada durante esse período. Antes das 08:00 e após às 17:00, a capacidade funcionará com base na demanda. Se algum usuário tentar acessar o relatório fora do horário programado e ele tiver a permissão ativa no cadastro de usuário ou grupo, a capacidade será ligada, e quando atingir o tempo de inatividade definido por você, ela será desligada.

Alterar tamanho da capacidade de forma agendada

Você já se deparou com a necessidade de ajustar a capacidade no Azure durante períodos de alta demanda por relatórios? Com o Power Embedded, agora você pode fazer isso de forma simples e rápida diretamente pelo portal. A nova funcionalidade permite alterar o SKU da capacidade com base em um agendamento, tornando o processo muito mais eficiente.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse https://powerembedded.com.br/como-alterar-o-tamanho-da-sua-capacidade-de-forma-agendada/.

Funcionalidades do menu

Logo abaixo uma descrição das funcionalidades do menu.

Filtrar: Permite buscar por nome de capacidade, útil quando há várias capacidades listadas.

Recarregar: Utilizado após configurar no Portal do Azure para atualizar a interface e exibir o botão de controle.

Exportar: Permite exportar dados para Excel ou CSV, incluindo informações da tabela de capacidade.

Ligar/Desligar: Botão para iniciar e pausar a capacidade.

Ao clicar no botão de ações, é exibido uma lista de funcionalidades.

  • Editar: Usado para configurações iniciais e otimização de custos.
  • Remover: Exclui a capacidade da gestão do Power Embedded.
  • Auditoria de Entidade: Visão das atividades realizadas pelos usuários que acessam o portal de administração. Clique para saber mais.
  • Auditoria de Capacidade: Detalha ações ocorridas com a capacidade ao longo do tempo. Clique para saber mais.

Atribuindo um Workspace a uma capacidade

Para associar a capacidade contratada, vá para Workspace > Configurações de Workspace > Informações da Licença > Selecione o Tipo de Licença > Escolha a Capacidade > Clique em Aplicar.

Atenção: Após concluir o processo, é importante verificar no portal do Power Embedded em Workspaces > Recarregar para confirmar se a associação foi identificada. Para que a otimização de custos seja aplicada corretamente, o nome da capacidade deve aparecer no campo, conforme mostrado na imagem abaixo.

Auditoria de capacidade

Para uma análise mais detalhada das informações da capacidade, a auditoria oferece uma visão do seu comportamento. Aqui, é possível acompanhar quando ela foi ligada/desligada, a data e hora da ação, e também o responsável, caso a ativação/desativação não seja automática. Clique para saber mais.

Power Embedded
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.