Assinatura de consultas DAX – Simplificando a entrega dos seus dados

Assinatura de consultas DAX – Simplificando a entrega dos seus dados

Assinatura de consultas DAX

Com nossa expertise no mundo de dados e profundo conhecimento sobre diferentes perfis de usuários, sabemos que, muitas vezes, eles precisam de informações claras e objetivas, apresentadas de forma resumida.

Pensando nisso, desenvolvemos uma funcionalidade inovadora que permite enviar resultados de consultas DAX diretamente por e-mail, sem a necessidade de ferramentas externas, como o Power Automate. Essa solução reflete nossa experiência em criar fluxos de trabalho ágeis, eficientes e integrados, entregando exatamente o que você precisa com simplicidade e foco nos resultados.

 

Como configurar uma assinatura de DAX por e-mail

O processo é simples e direto. Veja o passo a passo:

1 – Acesse o menu de artefatos

  • Vá até Relatórios e clique na opção Assinaturas.
  • Na aba Geral, primeiro clique em Habilitar, depois defina um nome e insira uma descrição para a assinatura.”

 

2 –  Configure as informações gerais

  • Especifique uma data inicial e uma data final para definir o período em que os e-mails serão enviados.

3 – Insira sua consulta DAX

  • No campo dedicado, insira a consulta DAX que deseja utilizar para os dados enviados por e-mail.
  • Por exemplo, a consulta abaixo cria uma tabela listando os pedidos, o valor em aberto de cada um e seu status (definido como “Produção no Prazo” ou “Produção em atraso gerando multa” com base no campo CdStatus, ordenando os resultados por CdStatus.

Código DAX utilizado.


EVALUATE
SUMMARIZECOLUMNS( Pedidos[Pedido],
“Valor em Aberto”, [Pedido sem faturar],
“Status”, IF([CdStatus] > 0, ” Produção no Prazo”, “Produção em atraso gerando multa”))
ORDER BY
[CdStatus]

 

Observação: Lembre-se de utilizar a função EVALUATE para que o seu valor seja retornado como uma tabela.


Visualização Prévia no DAX Query View

Antes de configurar a assinatura, recomendamos que você visualize os resultados da sua consulta no DAX Query View no Power BI Desktop. Isso permite verificar como os dados serão estruturados no e-mail. Veja o exemplo abaixo:

 

4 – Agendamento de Envios

E não para por aí! Além de configurar suas consultas DAX, nossa funcionalidade permite adicionar um texto personalizado no corpo do e-mail que será enviado junto com os resultados das consultas. Isso torna a experiência ainda mais personalizada para os destinatários. Outra vantagem é a possibilidade de definir a recorrência do envio. Você pode configurar o envio de e-mails de forma automática, escolhendo o horário e a frequência que melhor atendem às suas necessidades, deixando o processo ainda mais eficiente e automatizado.

5 – Gerenciamento Simplificado

Assim como em outras telas do Power Embedded, o gerenciamento na assinatura de DAX foi pensado para ser simples e direto:

  • Controle de usuários: Selecione facilmente quais usuários receberão os e-mails, garantindo que apenas as pessoas relevantes tenham acesso aos dados.
  • Configuração do conjunto de dados: Na aba de Conjunto de Dados, você pode especificar qual conjunto de dados está relacionado à sua medida DAX.

Limitações Temporárias da Funcionalidade

  • Sem suporte para RLS (Row-Level Security): Caso o conjunto de dados possua RLS, a funcionalidade ainda permite criar a assinatura, mas os usuários verão os dados completos, sem a aplicação de filtros de segurança.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *