Power Pilot – IA Generativa agora oferece suporte para RLS (Row-level security)

Power Pilot – IA Generativa agora oferece suporte para RLS (Row-level security)

RLS no Power Pilot

Para restringir acesso a determinados dados do relatório de acordo com o usuário que está acessando, de forma transparente e segura, agora o Power Pilot também oferece suporte para Row-level security (RLS).

Com isso, se seu conjunto de dados estiver configurado com a função DAX CUSTOMDATA() e os usuários tiverem acesso ao Power Pilot, os filtros de segurança serão aplicados, garantindo que cada usuário veja apenas as informações pertinentes a ele, o que reforça a segurança dos dados.

Como Funciona o RLS no Power Pilot?

Diferente do RLS padrão, que utiliza as funções USERNAME() ou USERPRINCIPALNAME() para filtrar os dados ao acessar um relatório, o Power Pilot utiliza a função CUSTOMDATA() do DAX para filtrar os dados ao interagir com os dados do relatório.

O processo de configuração é praticamente igual, somente a função (CUSTOMDATA) que será utilizada para filtrar os dados que é diferente. Esta função é fácil de configurar e permite um controle eficaz sobre os dados visíveis para cada usuário, assim como as outras duas e logo abaixo, será explicado como realizar essa configuração.

Configuração no Power BI Desktop

No Power BI Desktop, é necessário configurar duas regras.

1ª Regra – Configuração da RLS Dinâmica

Clique para visualizar o conteúdo

Essa regra será utilizada para os usuários acessarem os relatórios pelo Power Embedded.

Esta configuração é a padrão para a RLS dinâmica. Se você já tiver uma RLS dinâmica configurada, não precisa criar outra.

Para filtrar os dados nos relatórios existentes pelo Power Embedded, você irá utilizar a RLS dinâmica utilizando as funções USERNAME() ou USERPRINCIPALNAME().

Notes: A configuração da RLS dinâmica é um pré-requisito para a configuração da CUSTOMDATA(). A RLS estática não é compatível para ser utilizada com o Power Pilot. (Saiba mais sobre RLS dinâmica e estática)

 

2ª Regra – Configuração da RLS para o Power Pilot

Clique para visualizar o conteúdo

Essa é a regra que será utilizada pelo Power Pilot utilizar o RLS.

Utilize a mesma tabela para filtrar, porém, agora utilize a função CUSTOMDATA() para aplicar o filtro.

Com as regras de RLS criadas, agora basta publicar o relatório no Power BI serviço.

 

Configuração no Power Embedded

Para configurar o RLS do Power Pilot, vá ao Portal de Administração, acesse o menu Artefatos > Conjuntos de dados e clique no botão Recarregar.

Feito o processo de recarregar o conjunto de dados, busque pelo conjunto de dados que foi configurado o RLS e clique no botão Ações > Segurança.

 

Para configurar a regra, siga duas etapas:

1ª Etapa: Na aba Segurança dinâmica, selecione e marque a função configurada para o RLS dinâmico (que utiliza a função USERNAME ou USERPRINCIPALNAME).

 

2ª Etapa: Na aba Segurança Power Pilot, selecione a regra que será utilizada pelo Power Pilot e que contém o filtro utilizando a função CUSTOMDATA().

Após essas configurações, o Power Pilot estará com o RLS devidamente configurado e cada usuário verá apenas as informações pertinentes a ele, tanto ao acessar o relatório quanto interagindo com o Power Pilot.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Power Embedded
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.