O que é o Power Embedded
O Power Embedded é um portal web, no formato de SaaS (Software as a Service), que utiliza uma licença por capacidade do Fabric ou Power BI Embedded para acessar as APIs oficiais do Power BI e mostrar os relatórios publicados em app.powerbi.com nesse portal 100% personalizado com a identidade visual da sua empresa.
O acesso aos relatórios é feito via API através do licenciamento por capacidade e o usuário que apenas visualiza os relatórios não precisará acessar o endereço app.powerbi.com, esse usuário não precisará de ter uma licença Pro do Power BI, e nem mesmo uma conta do Power BI, pois poderá acessar o Power Embedded utilizando o email corporativo ou até mesmo, emails pessoais (Gmail, Yahoo, etc).
Como o Power Embedded utiliza o licenciamento por capacidade e não por usuário, a sua empresa não precisará mais ter dezenas/centenas de licenças Pro do Power BI, apenas para os usuários que precisam publicar relatórios ou acessar o app.powerbi.com para configuração de gateways, atualizações de dados, etc. e com isso, o Power Embedded pode reduzir o custo de implantação e manutenção do Power BI em até 90%.
Além da redução de custos, a solução do Power Embedded possui os seguintes benefícios:
- Inteligência artificial generativa (Power Pilot), que permite fazer perguntas para os seus dados e gerar tabelas, gráficos e análises dinamicamente, utilizando linguagem natural.
- Importação e sincronização de usuários e grupos do Entra ID, fazendo com que o sistema crie/exclua os usuários de acordo com o que acontecer com eles no grupo do Entra ID.
- Autenticação dos usuários integrada com Microsoft (Entra ID) e Google ou pelo próprio sistema, que suporta qualquer email, mesmo email pessoal (Gmail, Yahoo, Bol, etc)
- Possibilidade de compartilhar relatórios com usuários externos, sem precisar adicionar no Azure AD.
- APIs para automatizar qualquer ação administrativa e integrar com o seu sistema.
- Possibilidade de mostrar os relatórios do Power BI no seu sistema de forma transparente, sem nenhuma identidade visual do sistema e sem o usuário ter que logar novamente (Single Sign-On)
- White-label (totalmente personalizado com a identidade visual da sua empresa e de seus clientes)
- Multi-idiomas (6 idiomas suportados atualmente)
- Usuário pode editar e criar relatórios pela Web, caso tenha essa permissão ativada, sem precisar de conta Pro ou Power BI Desktop.
- Modo TV (relatórios passando automaticamente de forma nativa, sem precisar de extensão ou PC)
- Modelos dinâmicos (mesmo relatório conectado à diferentes modelos de acordo com o usuário)
- Assinatura de relatório para agendar o envio recorrente por email.
- Exportação dos dados dos visuais (CSV e Excel) e das páginas (PDF, Imagem e Power Point)
- Tudo é gerenciado por você através da área administrativa: Permissões, acessos, RLS, usuários, auditorias, e muito mais.
- Suporte a RLS, permissões via usuário ou grupo
- Diversos relatórios de auditoria, como auditoria de login, auditoria de permissão (incluindo RLS), auditória de acesso a relatório, auditoria de capacidades, métricas de uso e várias outras.
- E muito mais!
Além de redução de custos e todas as vantagens citadas acima, saiba que todos os seus workspaces passarão a ser PREMIUM, liberando recursos no Power BI serviço que você não tem com as contas Pro:
- Até 48 atualizações de dados por dia
- Conjuntos de dados maiores que 1 GB
- Datamarts (Endpoint SQL)
- Tabelas híbridas (DirectQuery + Import na mesma tabela, com dados em tempo real também)
- Versionamento nativo com GIT de relatório e modelo
- Pipelines de implantação (Criação de vários ambientes automaticamente utilizando DevOps)
- Atualização incremental de Dataflows
- Suporte para XMLA Endpoint (Permite que ferramentas externas, Como Tabular Editor, possam acessar e/ou alterar o seu modelo de dados publicado. Isso é muito utilizado para criação automática de modelos e automação de tarefas)
- Todos esses recursos estão disponíveis mesmo que você acesse o workspace com uma conta Pro
Apresentação do Power Embedded
Documentação técnica do Power Embedded
Como iniciar o período de testes gratuitos de 30 dias
Se você já leu a documentação do Power Embedded ou agendou uma apresentação e ficou interessado em testar a plataforma gratuitamente por 30 dias, sem nenhum custo, você pode agendar o início dos testes do sistema.
Para agendar a instalação do Power Embedded e iniciar o período de avaliação de 30 dias, por favor, utilize o link abaixo:
https://powertuning.com.br/instalacao-embedded
Para que a instalação seja realizada com sucesso, é necessário a presença de uma pessoa que seja administradora do portal do Azure (https://portal.azure.com/) e alguém que consiga acessar as configurações de locatário do Power BI (https://app.powerbi.com/admin-portal/tenantSettings).
Sobre as permissões necessárias para a instalação, seguem atividades que iremos realizar no Azure AD (alguém com permissão “Azure Global Administrator” deve executar):
- Criar um aplicativo no AD (Acessar a tela de registros de aplicativo)
- Criar um novo grupo no AD
- Adicionar esse usuário neste grupo
- Criar o recurso do Power BI Embedded ou Fabric pelo Azure (opcional se for utilizar o Trial do Fabric)
- Adicionar o Service Principal recém-criado na role “Contributor” no recurso criado (opcional se for utilizar o Trial do Fabric)
- Adicionar o Service Principal recém-criado como “Power BI Capacity Administrator” do recurso criado (opcional se for utilizar o Trial do Fabric)
- Logar na área administrativa do Power Embedded (admin.powerembedded.com.br), autorizar o App na sua organização (vai abrir um pop-up no primeiro acesso solicitando o consentimento) e criar os primeiros usuários com perfil de Administrador.
- Logar no portal de visualização do Power Embedded (relatorios.powerembedded.com.br) e autorizar o App na sua organização (vai abrir um pop-up no primeiro acesso solicitando o consentimento).
Seguem atividades que iremos realizar no portal de Administração do Power BI (alguém com permissão “Fabric Administrador” deve executar):
- Habilitar as configurações abaixo e permitir o grupo do AD criado a utilizar essas configurações:
- Inserir conteúdo em aplicativos
- As entidades de serviço podem usar APIs do Fabric
- As entidades de serviço podem acessar APIs de administrador somente leitura
- Aprimorar as respostas das APIs de administração com metadados detalhados
- Permitir pontos de extremidade XMLA e analisar no Excel com modelos semânticos locais
- Associar os workspaces ao recurso da capacidade contratada ou da trial (ou criar novos workspaces para migrar em paralelo)
- Adicionar o grupo do AD criado como administrador dos workspaces
Mais detalhes em: Manual de Instalação – Trial do Fabric – Power Embedded
Período de testes gratuitos de 30 dias
Gostaria de destacar que nós vamos liberar o sistema, de forma gratuita, por 30 dias, para que você tenha tempo suficiente para testar o sistema, as funcionalidades oferecidas e garantir que ele irá atender e superar as expectativas e necessidades do seu negócio.
Só iniciaremos a cobrança da mensalidade do sistema após 30 dias (contados a partir da instalação do sistema), sendo o primeiro pagamento do sistema após 2 meses de uso. A instalação do sistema também só será cobrada caso o cliente vá permanecer utilizando a plataforma após o período de testes, ou seja, após 30 dias a partir da data de instalação.
E sobre a capacidade do Fabric, a Microsoft está liberando uma avaliação na capacidade F64 de 60 dias gratuitos, para poder testar tanto a parte de embarcar relatórios quantos os outros recursos da plataforma. Sendo assim, toda a sua PoC será 100% gratuita durante os primeiros 30 dias.
Processo de Migração dos Relatórios
Para o processo de implantação em fases, pode-se utilizar duas abordagens:
- Migrar um ou alguns workspaces e migrar somente estes, para testar a solução e ir migrando os outros aos poucos.
- Duplicar os relatórios, republicando para outro workspace, que estará rodando na capacidade do Fabric e importar somente esse(s) workspace(s).
O processo de migração de um workspace é bem rápido, demorando alguns segundos e poucos cliques do mouse, sendo este rápido e sem gerar indisponibilidades e pode ser feito em massa (alterar vários/todos workspaces de uma vez)
Caso queira desfazer essa migração, é só voltar os workspaces para a capacidade Pro novamente.
Sobre a capacidade do Power Embedded ou Fabric
A cobrança da capacidade do Embedded é calculada a nível de segundo pela Microsoft, e convertida para hora para gerar a cobrança final, e o nosso sistema permite definir os períodos de horários, por dia da semana, que o sistema irá ficar ligado e fora desse horário, o próprio sistema já desliga a capacidade automaticamente.
Caso alguém tente acessar o relatório fora desses horários, o sistema poderá ligar automaticamente para permitir que visualizem os relatórios e irá desligar automaticamente após um período de inatividade (definido por você).
Para definir qual a capacidade mais indicada do Power BI Embedded ou Microsoft Fabric para o seu cenário, você pode nos enviar a quantidade e o tamanho de cada conjunto de dados do Power BI que será importado para a plataforma para termos uma estimativa de qual capacidade mais adequada para o seu cenário, mas iria te gerar um trabalho grande pra fazer esse levantamento e seria apenas uma estimativa, pois existem vários outros fatores que influenciam no uso da capacidade além só do tamanho.
Entretanto, o melhor caminho seria utilizando o período de 60 dias de avaliação gratuita do Microsoft Fabric, onde poderemos rodar toda a PoC de forma gratuita, fazendo com que os relatórios atuais sejam atualizados e processados por essa capacidade trial gratuita (F64), coletando o uso real dessa capacidade através da análise da carga do seu ambiente atual utilizando o relatório “Fabric Capacity Usage Metrics”, disponibilizado pela própria Microsoft, a fim de identificar com muito mais precisão qual capacidade que o seu ambiente necessita.
A Power Tuning é Microsoft Solutions Partner
Gostaria também de lembrar que a Power Tuning é Microsoft Solutions Partner nas categorias AI, Dados e Azure, então caso você não tenha parceiro Microsoft ou gostaria de trocar para a Power Tuning, para conseguir redução de valor em custos de licenciamento (Office, Windows, SQL Server, Power BI, etc) e redução de custos com Azure, você pode tornar a Power Tuning a parceira de Cloud da sua empresa.
Benefícios de ter a Power Tuning como sua parceira de Cloud:
- Pagamentos via boleto ao invés de cartão de crédito. Na modalidade de pagamento via cartão de crédito, caso seja o cenário da sua empresa atualmente (contratando direto com a Microsoft só consegue pagar com cartão), você paga 6.38% de IOF adicionais em cima do valor total do consumo.
- Geração de Nota Fiscal dos recursos e serviços contratados junto ao Azure. Quando você contrata direto com a Microsoft, recebe apenas uma invoice, não recebe Nota Fiscal.
- Nós calculamos os impostos e já incluimos no boleto. Quando você contrata direto com a Microsoft, você é que tem que calcular os impostos (PIS, COFINS, etc) e pagá-los separamente.
- Somos especialistas em Desenvolvimento e Dados, então fazemos toda uma análise e consultoria durante a contratação de recursos, não apenas vendemos a licença.
- Acesso ao Gerenciamento de Custos e a Cobrança. Prezamos pela transparência e por isso, nossos clientes têm acesso para acompanhar os custos de todos os recursos pelo portal do Azure em tempo real.
- Suporte Premier Microsoft 24×7 em caso de problemas em algum produto ou no Azure, você terá atendimento prioritário com o time de Engenheiros da Microsoft, sem nenhum custo adicional.
- Licenças mais baratas. Vendemos licenças Microsoft de Windows, Office 365, Power BI, Fabric, SQL Server e outras, com valores muito mais acessíveis. Power BI? R$ 51,00 por mês. Office 365 E1? R$ 51,00 por mês.
Trabalhamos bastante em otimização dos custos com Azure e licenciamento e disponibilizamos ferramentas, sem nenhum custo, que fazem uma série de análises para redução dos custos dos recursos já criados:
- Automações para desligar recursos em horários pré-definidos
- Análise de uso de instâncias reservadas para reduzir custos em até 70%
- Análises de sub-utilização de recursos, podendo reduzir a capacidade para economizar
- Análises de desvios no padrão de gastos de hora em hora, para evitar sustos quando chegar a fatura. Qualquer mudança significante no seu consumo, vamos te avisar.
- Detecção de invasão ao analisar recursos criados em regiões fora do padrão
Precisa de Consultoria de BI/Analytics ou DBA?
Caso você precise de consultoria na parte de DBA/Banco de dados ou BI/Analytics, podemos ajudar em novos projetos de dados, criação de relatórios, pipelines de ETL/ELT, criação de DataLake, Lakehouse, Datawarehouse ou reestruturação da arquitetura da solução de dados visando melhorias de performance, redução de custo ou mais facilidade de manutenção, como a utilização do Analysis Services, por exemplo, que entrega uma performance bem grande nas consultas de BI, especialmente em conjunto com o Power Embedded, para permitir analisar grandes volumes de dados sem precisar aumentar a capacidade do Power BI Embedded, favor nos sinalizar para que possamos agendar uma reunião técnica sobre esse assunto com o nosso time de BI/Analytics.