A Microsoft permite o uso do Power Embedded? Isso é realmente legal?

A Microsoft permite o uso do Power Embedded?

Uma pergunta bem comum de vários clientes é em relação ao licenciamento do Power Embedded.

Com certeza, a Microsoft permite o uso do Power Embedded e é uma solução 100% legal. A Power Tuning é uma empresa Microsoft Solutions Partner desde 2018, e uma das líderes em vendas de Azure no Brasil e, portanto, tem um forte relacionamento com a Microsoft e a distribuidora TD Synnex, e em hipótese alguma iria desenvolver um produto que utilizasse alguma licença ilegal ou mecanismo que quebre o contrato de uso com a Microsoft.

O Power Embedded também está disponível para ser acessado e contratado pelo Azure Marketplace, o que indica um forte relacionamento com a Microsoft para suportar o produto.

 

Os usuários do Power Embedded não precisam de licença PRO?

Falando sobre o licenciamento por capacidade, no link abaixo, a Microsoft deixa bem claro que os usuários que estão vendo o conteúdo publicado no Power BI Embedded não precisam de licenças do Power BI atribuídas a eles, portanto, não é necessário uma licença PRO para visualização dos relatórios através do Power Embedded.

Entretanto, para acessar o Power BI serviço (app.powerbi.com) e conseguir publicar e gerenciar os relatórios publicados, você precisará de licenças PRO.

 

Para acessar relatórios sem ter licença PRO não é apenas a partir do F64?

Outra dúvida bem comum é com relação ao licenciamento F64/P1.

Usuários podem acessar os relatórios pelo Power BI serviço em um workspace associado à uma capacidade F64 ou acima (ou Premium por Capacidade = P1), utilizando contas gratuitas, sem necessidade de ter contas Pro para cada usuário.

Mesmo utilizando uma capacidade abaixo da F64, com o F2, F4, F8, etc ou uma capacidade do Power BI Embedded, os seus usuários ainda precisarão de ter licenças PRO para acessar os relatórios pelo Power BI serviço, ou seja, NÃO se aplica para relatórios inseridos em aplicações web.

Qualquer capacidade do Fabric ou do Power BI Embedded permite visualizar os relatórios no Power Embedded, e permitir que os usuários visualizem os relatórios utilizando qualquer email, sem precisar nem de ter conta Microsoft e nem nenhuma licença por usuário (PRO ou PPU).

Neste link aqui, a Microsoft mostra que o Microsoft Fabric também pode ser utilizado normalmente para inserir relatórios em aplicações terceiras em qualquer tamanho de capacidade.

 

É possível criar, editar e publicar relatórios sem conta PRO?

Neste link abaixo, a Microsoft deixa explícito que alteração e criação de relatórios por meio de um portal que utilize o licenciamento do Power BI Embedded, não requer uma licença PRO ou PPU para isso, e por tanto, a alteração e criação de relatórios pelo Power Embedded é totalmente legal e suportada.

Por este motivo que o Power Embedded já permite publicar relatórios PBIX do seu computador diretamente para um workspace do Power BI e também criar/editar relatórios pela interface Web, sem precisar ter uma conta PRO.

 

Espero que suas dúvidas sobre a legalidade do Power Embedded tenham sido sanadas e caso ainda tenha dúvidas, entre em contato que iremos saná-las.