Ajuda – Fontes de dados

Fontes de dados

Neste menu, é possível visualizar, exportar e filtrar as fontes de dados conectadas aos conjuntos de dados.



Fixar usuários no Analysis Services

Uma funcionalidade foi desenvolvida no Power Embedded para atender um cenário específico, caso você tenha um serviço de Analysis Services e deseja configurar um RLS (Row-Level Security) ao nível de empresa ao invés do nível de usuário.

Para configurar o RLS no Analysis Services, acessando pelo Power Embedded ou até mesmo pelo Power BI, é necessário fazer o mapeamento usuário por usuário em configurações de gateways do Power BI.

Se você tem 100 usuários, isso demandará um tempo considerável para configurar manualmente e aplicar o RLS, uma vez que não há uma API disponível para automatizar isso no Power BI.

Caso você queira utilizar um usuário fixo, independente de quem estiver acessando o relatório, basta utilizar um asterisco (*) no nome original e o nome do usuário que será utilizado para fazer a conexão.

 

Entretanto, para um cenário onde não é necessário identificar individualmente cada usuário, mas sim filtrar os dados utilizando um usuário fixo por empresa, existe um recurso nas fontes de dados, quando o tipo de dado é Analysis Services, chamado “Fixar Usuário” e que resolve esse problema.

 

Ao fixar o usuário para cada empresa nesta conexão, defino qual usuário será enviado para o Analysis Services, independente de qual o usuário que está visualizando o relatório. Por exemplo, se todos os usuários associados à empresa Microsoft estiverem utilizando este Analysis Services, todos os pedidos enviados pelo Power Embedded para o Power BI serão atribuídos ao usuário “douglas.rosseto@[email protected]” no exemplo abaixo.


Ao configurar o mapeamento de usuário na tela de gateways do Power BI, eu só preciso fazê-lo para o usuário Douglas Rosseto, ao invés de realizar o processo para os 100 usuários individualmente, o que seria demorado e complicado em termos de manutenção.

Esta é uma forma de simplificar este cenário específico, onde não é necessário aplicar um filtro individual por RLS para cada usuário, mas sim por empresa, o que atenderia às necessidades com o cadastro de um único usuário.