O que é o Power Embedded

O que é o Power Embedded

O Power Embedded é um portal web, no formato de SaaS (Software as a Service), que utiliza uma licença por capacidade do Fabric ou Power BI Embedded para acessar as APIs oficiais do Power BI e mostrar os relatórios publicados em app.powerbi.com nesse portal 100% personalizado com a identidade visual da sua empresa.


O acesso aos relatórios é feito via API através do licenciamento por capacidade e o usuário que apenas visualiza os relatórios não precisará acessar o endereço app.powerbi.com, esse usuário não precisará de ter uma licença Pro do Power BI, e nem mesmo uma conta do Power BI, pois poderá acessar o Power Embedded utilizando o email corporativo ou até mesmo, emails pessoais (Gmail, Yahoo, etc).


Como o Power Embedded utiliza o licenciamento por capacidade e não por usuário, a sua empresa não precisará mais ter dezenas/centenas de licenças Pro do Power BI, apenas para os usuários que precisam publicar relatórios ou acessar o app.powerbi.com para configuração de gateways, atualizações de dados, etc. e com isso, o Power Embedded pode reduzir o custo de implantação e manutenção do Power BI em até 90%.


Além da redução de custos, a solução do Power Embedded possui os seguintes benefícios:

  • Autenticação dos usuários integrada com Microsoft (Entra ID) e Google ou pelo próprio sistema, que suporta qualquer email, mesmo email pessoal (Gmail, Yahoo, Bol, etc)
  • Possibilidade de compartilhar relatórios com usuários externos, sem precisar adicionar no Azure AD.
  • APIs para automatizar qualquer ação administrativa e integrar com o seu sistema.
  • Possibilidade de mostrar os relatórios do Power BI no seu sistema de forma transparente, sem nenhuma identidade visual do sistema e sem o usuário ter que logar novamente (Single Sign-On)
  • White-label (totalmente personalizado com a identidade visual da sua empresa e de seus clientes)
  • Multi-idiomas (6 idiomas suportados atualmente)
  • Usuário pode editar e criar relatórios pela Web, caso tenha essa permissão ativada, sem precisar de conta Pro ou Power BI Desktop.
  • Modo TV (relatórios passando automaticamente de forma nativa, sem precisar de extensão ou PC)
  • Modelos dinâmicos (mesmo relatório conectado à diferentes modelos de acordo com o usuário)
  • Assinatura de relatório para agendar o envio recorrente por email.
  • Exportação dos dados dos visuais (CSV e Excel) e das páginas (PDF, Imagem e Power Point)
  • Tudo é gerenciado por você através da área administrativa: Permissões, acessos, RLS, usuários, auditorias, e muito mais.
  • Suporte a RLS, permissões via usuário ou grupo
  • Diversos relatórios de auditoria, como auditoria de login, auditoria de permissão (incluindo RLS), auditória de acesso a relatório, auditoria de capacidades, métricas de uso e várias outras.
  • E muito mais!


Além de redução de custos e todas as vantagens citadas acima, saiba que todos os seus workspaces passarão a ser PREMIUM, liberando recursos no Power BI serviço que você não tem com as contas Pro:

  • Até 48 atualizações de dados por dia
  • Conjuntos de dados maiores que 1 GB
  • Datamarts (Endpoint SQL)
  • Tabelas híbridas (DirectQuery + Import na mesma tabela, com dados em tempo real também)
  • Versionamento nativo com GIT de relatório e modelo
  • Pipelines de implantação (Criação de vários ambientes automaticamente utilizando DevOps)
  • Atualização incremental de Dataflows
  • Suporte para XMLA Endpoint (Permite que ferramentas externas, Como Tabular Editor, possam acessar e/ou alterar o seu modelo de dados publicado. Isso é muito utilizado para criação automática de modelos e automação de tarefas)
  • Todos esses recursos estão disponíveis mesmo que você acesse o workspace com uma conta Pro

 

 

Apresentação do Power Embedded

 

Como iniciar o período de testes gratuitos de 30 dias

Se você já leu a documentação do Power Embedded ou agendou uma apresentação e ficou interessado em testar a plataforma gratuitamente por 30 dias, sem nenhum custo, você pode agendar o início dos testes do sistema.

Para agendar a instalação do Power Embedded e iniciar o período de avaliação de 30 dias, por favor, utilize o link abaixo:
https://powertuning.com.br/instalacao-embedded

Para que a instalação seja realizada com sucesso, é necessário a presença de uma pessoa que seja administradora do portal do Azure (https://portal.azure.com/e alguém que consiga acessar as configurações de locatário do Power BI (https://app.powerbi.com/admin-portal/tenantSettings).

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email Descrição gerada automaticamente

 

Sobre as permissões necessárias para a instalação, seguem atividades que iremos realizar no Azure AD (alguém com permissão “Azure Global Administrator” deve executar):

  • Criar um aplicativo no AD (Acessar a tela de registros de aplicativo)
  • Criar um novo grupo no AD
  • Adicionar esse usuário neste grupo
  • Criar o recurso do Power BI Embedded ou Fabric pelo Azure (opcional se for utilizar o Trial do Fabric)
  • Adicionar o Service Principal recém-criado na role “Contributor” no recurso criado (opcional se for utilizar o Trial do Fabric)
  • Adicionar o Service Principal recém-criado como “Power BI Capacity Administrator” do recurso criado  (opcional se for utilizar o Trial do Fabric)
  • Logar na área administrativa do Power Embedded (admin.powerembedded.com.br), autorizar o App na sua organização (vai abrir um pop-up no primeiro acesso solicitando o consentimento) e criar os primeiros usuários com perfil de Administrador.
  • Logar no portal de visualização do Power Embedded (relatorios.powerembedded.com.br) e autorizar o App na sua organização (vai abrir um pop-up no primeiro acesso solicitando o consentimento).

Seguem atividades que iremos realizar no portal de Administração do Power BI (alguém com permissão “Fabric Administrador” deve executar):

  • Habilitar as configurações abaixo e permitir o grupo do AD criado a utilizar essas configurações:
    1. Inserir conteúdo em aplicativos
    2. As entidades de serviço podem usar APIs do Fabric
    3. As entidades de serviço podem acessar APIs de administrador somente leitura
    4. Aprimorar as respostas das APIs de administração com metadados detalhados
    5. Permitir pontos de extremidade XMLA e analisar no Excel com modelos semânticos locais
  • Associar os workspaces ao recurso da capacidade contratada ou da trial (ou criar novos workspaces para migrar em paralelo)
  • Adicionar o grupo do AD criado como administrador dos workspaces

 

Mais detalhes em: Manual de Instalação – Trial do Fabric – Power Embedded

 

Período de testes gratuitos de 30 dias

Gostaria de destacar que nós vamos liberar o sistema, de forma gratuita, por 30 dias, para que você tenha tempo suficiente para testar o sistema, as funcionalidades oferecidas e garantir que ele irá atender e superar as expectativas e necessidades do seu negócio.


Só iniciaremos a cobrança da mensalidade do sistema após 30 dias (contados a partir da instalação do sistema), sendo o primeiro pagamento do sistema após 2 meses de uso. A instalação do sistema também só será cobrada caso o cliente vá permanecer utilizando a plataforma após o período de testes, ou seja, após 30 dias a partir da data de instalação.


E sobre a capacidade do Fabric, a Microsoft está liberando uma avaliação na capacidade F64 de 60 dias gratuitos, para poder testar tanto a parte de embarcar relatórios quantos os outros recursos da plataforma. Sendo assim, toda a sua PoC será 100% gratuita durante os primeiros 30 dias.

 

Processo de Migração dos Relatórios

Para o processo de implantação em fases, pode-se utilizar duas abordagens:

  1. Migrar um ou alguns workspaces e migrar somente estes, para testar a solução e ir migrando os outros aos poucos.
  2. Duplicar os relatórios, republicando para outro workspace, que estará rodando na capacidade do Fabric e importar somente esse(s) workspace(s).


O processo de migração de um workspace é bem rápido, demorando alguns segundos e poucos cliques do mouse, sendo este rápido e sem gerar indisponibilidades e pode ser feito em massa (alterar vários/todos workspaces de uma vez)


Caso queira desfazer essa migração, é só voltar os workspaces para a capacidade Pro novamente.

 

Sobre a capacidade do Power Embedded ou Fabric

A cobrança da capacidade do Embedded é calculada a nível de segundo pela Microsoft, e convertida para hora para gerar a cobrança final, e o nosso sistema permite definir os períodos de horários, por dia da semana, que o sistema irá ficar ligado e fora desse horário, o próprio sistema já desliga a capacidade automaticamente.


Caso alguém tente acessar o relatório fora desses horários, o sistema poderá ligar automaticamente para permitir que visualizem os relatórios e irá desligar automaticamente após um período de inatividade (definido por você).


Para definir qual a capacidade mais indicada do Power BI Embedded ou Microsoft Fabric para o seu cenário, você pode nos enviar a quantidade e o tamanho de cada conjunto de dados do Power BI que será importado para a plataforma para termos uma estimativa de qual capacidade mais adequada para o seu cenário, mas iria te gerar um trabalho grande pra fazer esse levantamento e seria apenas uma estimativa, pois existem vários outros fatores que influenciam no uso da capacidade além só do tamanho.

Entretanto, o melhor caminho seria utilizando o período de 60 dias de avaliação gratuita do Microsoft Fabric, onde poderemos rodar toda a PoC de forma gratuita, fazendo com que os relatórios atuais sejam atualizados e processados por essa capacidade trial gratuita (F64), coletando o uso real dessa capacidade através da análise da carga do seu ambiente atual utilizando o relatório “Fabric Capacity Usage Metrics”, disponibilizado pela própria Microsoft, a fim de identificar com muito mais precisão qual capacidade que o seu ambiente necessita.

 

A Power Tuning é Microsoft Solutions Partner

Gostaria também de lembrar que a Power Tuning é Microsoft Solutions Partner nas categorias AI, Dados e Azure, então caso você não tenha parceiro Microsoft ou gostaria de trocar para a Power Tuning, para conseguir redução de valor em custos de licenciamento (Office, Windows, SQL Server, Power BI, etc) e redução de custos com Azure, você pode tornar a Power Tuning a parceira de Cloud da sua empresa.


Benefícios de ter a Power Tuning como sua parceira de Cloud:

  1. Pagamentos via boleto ao invés de cartão de crédito. Na modalidade de pagamento via cartão de crédito, caso seja o cenário da sua empresa atualmente (contratando direto com a Microsoft só consegue pagar com cartão), você paga 6.38% de IOF adicionais em cima do valor total do consumo.
  2. Geração de Nota Fiscal dos recursos e serviços contratados junto ao Azure. Quando você contrata direto com a Microsoft, recebe apenas uma invoice, não recebe Nota Fiscal.
  3. Nós calculamos os impostos e já incluimos no boleto. Quando você contrata direto com a Microsoft, você é que tem que calcular os impostos (PIS, COFINS, etc) e pagá-los separamente.
  4. Somos especialistas em Desenvolvimento e Dados, então fazemos toda uma análise e consultoria durante a contratação de recursos, não apenas vendemos a licença.
  5. Acesso ao Gerenciamento de Custos e a Cobrança. Prezamos pela transparência e por isso, nossos clientes têm acesso para acompanhar os custos de todos os recursos pelo portal do Azure em tempo real.
  6. Suporte Premier Microsoft 24×7 em caso de problemas em algum produto ou no Azure, você terá atendimento prioritário com o time de Engenheiros da Microsoft, sem nenhum custo adicional.
  7. Licenças mais baratas. Vendemos licenças Microsoft de Windows, Office 365, Power BI, Fabric, SQL Server e outras, com valores muito mais acessíveis. Power BI? R$ 51,00 por mês. Office 365 E1? R$ 51,00 por mês.


Trabalhamos bastante em otimização dos custos com Azure e licenciamento e disponibilizamos ferramentas, sem nenhum custo, que fazem uma série de análises para redução dos custos dos recursos já criados:

  1. Automações para desligar recursos em horários pré-definidos
  2. Análise de uso de instâncias reservadas para reduzir custos em até 70%
  3. Análises de sub-utilização de recursos, podendo reduzir a capacidade para economizar
  4. Análises de desvios no padrão de gastos de hora em hora, para evitar sustos quando chegar a fatura. Qualquer mudança significante no seu consumo, vamos te avisar.
  5. Detecção de invasão ao analisar recursos criados em regiões fora do padrão

 

Precisa de Consultoria de BI/Analytics ou DBA?

Caso você precise de consultoria na parte de DBA/Banco de dados ou BI/Analytics, podemos ajudar em novos projetos de dados, criação de relatórios, pipelines de ETL/ELT, criação de DataLake, Lakehouse, Datawarehouse ou reestruturação da arquitetura da solução de dados visando melhorias de performance, redução de custo ou mais facilidade de manutenção, como a utilização do Analysis Services, por exemplo, que entrega uma performance bem grande nas consultas de BI, especialmente em conjunto com o Power Embedded, para permitir analisar grandes volumes de dados sem precisar aumentar a capacidade do Power BI Embedded, favor nos sinalizar para que possamos agendar uma reunião técnica sobre esse assunto com o nosso time de BI/Analytics.