Ajuda – Primeiro Acesso e Login do Sistema

Ajuda - Primeiro Acesso e Login no Portal de Visualização

Primeiro Acesso e login

Este tour demonstra como o Portal de Visualização funciona e descreve as formas de autenticação e funcionalidades. Caso você ainda não tenha um domínio personalizado configurado no portal, acesse o link Portal de Visualização.

O portal é completamente personalizável. Na tela inicial, você pode ajustar todos os aspectos da interface. Para aprender mais sobre como fazer isso, acesse: Ajuda – Configurações.

Formas de Autenticação

No portal de administração, você tem a opção de escolher quais métodos de login são suportados pela empresa. Atualmente, suportamos três: Microsoft, Google, e Usuário e Senha.

Usuário e Senha: Usado quando o usuário não possui uma conta Microsoft, não está dentro de um domínio Azure AD ou não possui uma conta Google. Exemplo: [email protected]. Para criar esse usuário, siga os passos abaixo:

Clique em “Entre com e-mail e senha”.

Microsoft: Clique na opção de autenticação. Se você já estiver logado na sua conta Microsoft no navegador, não será necessário digitar a senha novamente. Se houver MFA (autenticação de dois fatores) configurada, ela será solicitada aqui também.

Observação: A opção de autenticar com Microsoft não exige que o usuário seja necessariamente da empresa. Um usuário externo, onde toda autenticação é feita pelo AD da empresa do usuário, por exemplo, pode fazer login. Pode ser qualquer domínio, desde que seja uma conta do Azure AD.

Google: O comportamento é basicamente o mesmo que o da Microsoft.

Lembrando que para conseguir fazer login com conta Microsoft e Google, o usuário precisa ter sido cadastrado por um administrador no portal de administração.

Funcionalidades

Logo abaixo uma breve descrição das funcionalidades, para melhor entendimento

Esqueceu a senha? Se o usuário esquecer a senha de login, ele pode solicitar uma mudança.

Criar ou alterar senha: O usuário pode criar uma nova senha ou redefinir uma senha existente.

Reenviar e-mail de confirmação para o primeiro acesso: Quando um usuário é cadastrado no portal, geralmente ele recebe um e-mail para o primeiro acesso. Se necessário, é possível solicitar o reenvio deste e-mail.