Ajuda – Configurações

Ajuda - Configurações

Configurações

Abaixo, preparamos um guia para facilitar a configuração do sistema, com foco em praticidade e na melhor experiência para nosso cliente. Segue um passo a passo para ajudá-lo nesse processo.

Configurando a organização

Para auxiliar na configuração deste ambiente, segue um passo a passo de como funciona cada campo:

Nome: Definir um nome para a organização é muito importante, pois será o nome visível para os usuários no portal de visualização e nos e-mails que eles receberão.

Subdomínio: Aqui você pode configurar um subdomínio personalizado para sua empresa. Entre em contato com nosso suporte para realizar este serviço.

ID de Cliente do Power BI: Identificação do aplicativo (Client ID) usado para a conexão do PowerEmbedded. Saiba mais.

Chave de acesso do cliente do Power BI: Segredo (senha) gerado para o aplicativo de conexão do PowerEmbedded. Caso não informe um novo valor, será mantido o valor anterior cadastrado. Saber mais.

Fuso horário: Defina o fuso horário local da empresa (Brasil = -3).

Atualizar Token a cada: Quando um relatório é acessado, o token gerado tem validade de 1 hora. Caso o usuário deixe a tela aberta, o token pode expirar. Configurar esta opção permite atualizar o token periodicamente, evitando desconexões por expiração.


Um erro como esse pode aparecer para o usuário quando acessar um relatório se o token tiver expirado.

Código de rastreamento do Google Analytics: Código utilizado para coletar e analisar informações sobre o uso do portal de relatórios pelo Google Analytics.

Idioma padrão dos e-mails do sistema: Idioma dos e-mails enviados pelo sistema. Em alguns casos, o sistema pode ignorar este campo e usar o idioma do responsável pela ação que gerou o e-mail.

Habilitar Regras de Firewall: Ative esta opção para permitir acesso ao portal de visualização apenas de IPs nas faixas liberadas pelo administrador. Uma vez ativada e o primeiro IP adicionado, o acesso será restrito aos IPs permitidos. Ajuda – Controle de Acessos com Firewall.

Chave de API: Chave de segurança para autenticar chamadas da API de integração (Api.powerembedded.com.br). APIs para integrar o Power Embedded à sua aplicação.APIs para integrar o Power Embedded na sua aplicação.

Nova Organização

Essa funcionalidade permite criar múltiplas organizações em um único tenant. Isso significa que, caso você queira ter ambientes distintos, usuários e relatórios separados, você pode criar uma nova organização.

Configurando o Portal de Visualização

Como nosso portal é totalmente white label, é aqui que você configura toda a customização para uma experiência mais personalizada com a identidade visual da sua empresa.

Personalizar cores

Preparamos um passo a passo prático para facilitar a compreensão de como cada funcionalidade altera o portal de visualização.

Personalizando a cor de fundo e texto

Segue abaixo uma demonstração das áreas que vão sofre alteração.

 

Personalizando o Navbar

Além de fazer a alteração no portal inicial, no navbar de relatório ocorre a alteração.

Personalizando menu – cor de fundo e texto

Personalizando destaque

Toda ação de passar o mouse em cima de algum menu na tela, irá aparecer as cores definidas.

 

Personalizar Imagens

  • Favcon.
  • Logo da barra de Navegação
  • Logo da barra de navegação (tema escuro)
logo dark mode
  • Logo na tela de carregando relatório
  • Imagem utilizada na tela de dashboard da página inicial

Personalizando ícone do Aplicativo

Ícone do aplicativo (512 x 512) Mobile: 

Ícone do aplicativo (192 x 192) Desktop:

Tela de Login

Para proporcionar uma experiência única, oferecemos diversas opções de personalização para a tela de login do portal. A seguir, detalhamos as áreas que podem ser configuradas:

Personalizar cores

Atenção: a personalização dos botões logo abaixo, só será efetiva caso o dropdown esteja na opção “Personalizado”.

Por default a opção vem colorido, já deixa os botões customizados.

Layout principal

As configurações na imagem abaixo são responsável pela modificação no layout da tela de login.

Personalizando botões

Hover – Botão

Uma ação que é visível quando o usuário passa o mouse em cima do elemento.

Personalizar Imagens

Essa aba permite personalizar as imagens de fundo e logo da tela de login.

Personalização do método de login

Atualmente suportamos 3 métodos de autenticação, é em configurações que você define qual melhor para sua empresa. Saiba mais sobre Ajuda – Primeiro Acesso e Login do Sistema.

Nesse mesmo campo você consegue fazer algumas modificações interessante, como:

Alterar a opacidade do layout:

Deixar o campo do usuário e senha sempre expandido:

Alterar posição do Layout:

Personalizações gerais

Ao expandir esse menu é possível visualizar algumas funcionalidades, abaixo iremos detalhar melhor suas funções.

  • Ocultar o painel inicial : Ao habilitar essa funcionalidade o painel de visões é ocultado.

  • Abrir os relatórios em uma nova aba: Ao habilitar essa funcionalidade, seu relatório abrirá em outra aba no navegador.

Tipo de visualização padrão dos relatórios

– Pastas
– Ícones
– Listas

Você pode definir qual vai ser a visualização padrão que o usuário vai ter ao acessar o portal.

Layout das paginas do portal de visualização

Esse dropdown permite definir quais elementos serão visualizado na tela, dentro do portão de visualização e de um relatório.

Segue abaixo cada elemento que vai ser oculto.

Completo: Todos os elementos estão disponíveis na tela.

Esconder Menu:

Esconder barra de navegação:

Esconder tudo:

Esconder barra lateral:

Botões de ajuda

Para oferecer uma experiência de usuário ainda mais aprimorada, o portal inclui um botão de ajuda disponível em cada página. Este botão fornece acesso a uma documentação abrangente e detalhada sobre o Power Embedded.

Se você deseja redirecionar o usuário para uma página específica, é possível configurar um link para isso. Ao inserir uma URL em um link de ajuda, você pode garantir que, ao clicar nesse link, o usuário será automaticamente direcionado para a página desejada, como, por exemplo, uma página interna da empresa.

Ambos os portais possuem um botão de ajuda em todas as telas para os usuários usarem em caso de dúvidas. No entanto, o cliente também pode controlar como melhor utilizar essas funcionalidades. Sempre pensando em oferecer uma solução personalizada para o cliente, oferecemos redirecionamento para nosso portal de ajuda. Além disso, o cliente pode configurar um domínio para isso.

Modo de Edição e Criação

Em Configurações > Modo de Edição e Criação, é possível visualizar os campos, como mostrado na imagem abaixo.

Enviar notificações quando um relatório for criado ou alterado? – Se você habilitar esta opção, todos os relatórios que forem criados ou modificados serão notificados por e-mail.

Quais eventos notificar ? – Conforme mencionado acima, é possível selecionar quais ações deseja ser notificado podendo escolher entre criar ou somente em caso de alteração, ou ambos.

Quais perfis de usuários deverão ser notificados? – Para direcionar melhor as informações, também é possível escolher quais perfis serão notificados, podendo escolher todos os três, se desejar. Essa notificação é enviada tanto no email, quanto no próprio portal de administração.

Importar relatórios automaticamente? – Com essa opção ativada, se um usuário criar ou alterar um relatório e salvar uma cópia, a cópia será importada automaticamente para o portal. Por padrão, essa cópia é salva no Workspace do relatório original e, sem essa permissão habilitada, seria necessário fazer a importação manualmente. Nesse caso, uma notificação será enviada no e-mail e no portal informando sobre relatórios pendentes. Ao clicar na notificação, você será redirecionado para uma tela de importação e análise do relatório, como mostrado na imagem abaixo.

 

 

A partir disso, você consegue ter uma governança para analisar e verificar o que o usuário criou ou editou, podendo importar ou rejeitar esses relatórios. Além disso, nessa mesma permissão, existem outras funcionalidades relacionadas.

 

 

Nesta habilitação, existem três possibilidades:

  • Apenas importar o relatório? O relatório será importado sem nenhuma permissão e será necessário atribuir quais usuários irão visualizar.
  • Copiar permissões do relatório original: As mesmas permissões que o relatório origem tem, essa cópia herda.
  • Importar e dar permissão a quem criou: O relatório é importado automaticamente com o acesso somente de quem criou.

Importar relatório para a mesma pasta do relatório original? Caso esta opção esteja habilitada, o relatório será automaticamente importado para a mesma pasta do relatório original.

Comunicações via E-mail

Existem diversas ações que acionam o envio de e-mails. Para garantir um nível maior de personalização na entrega dessas mensagens, é possível configurar uma conta SMTP da sua empresa.

 
Notes: Caso o usuário precise responder a um e-mail enviado pelo sistema, você pode separar entre o e-mail responsável pelo envio e aquele para o qual o usuário pode enviar mensagem.

Ações que acionam o envio de e-mails.

– Esqueceu a senha?
– Criar ou alterar senha
– Reenviar e-mail de confirmação para o primeiro acesso
– Assinatura relatório
– Requisição de acesso a um relatório
– Notificação de importação de relatório
– Acesso negado ao relatório
– Acesso negado a importação de relatório

Caso não seja configurada uma conta SMTP, por padrão essas comunicações serão enviadas pelo e-mail padrão do PowerEmbedded, ou seja, as mensagens serão entregues ao destinatário sem personalizações prévias.