Analyze your user behavior with Google Analytics
- by Edilson Santos
- in News
- on 15 de August de 2024
Já imaginou poder analisar o comportamento dos seus usuários e extrair insights valiosos, como: quais relatórios eles acessam com mais frequência, quanto tempo passam em cada página, qual menu é o mais acessado, até onde eles rolam a tela e outros eventos importantes?
Isso é possível graças à integração que o Power Embedded oferece com o Google Analytics. Descubra mais sobre a usabilidade do seu portal através dessa ferramenta poderosa.
Abaixo, você encontrará uma documentação completa com um passo a passo detalhado para configurar e utilizar essa integração de forma eficaz.
Aproveite para explorar todas as funcionalidades e otimizar a experiência do usuário em seu portal.
Table of Contents
ToggleConfigurando o Google Analytics
Vamos dividir o processo em alguns passos para tornar a configuração o mais fácil possível.
Para criar sua conta do Google Analytics e começar a coletar os dados do seu sistema, siga os passos abaixo:
Acesse o link: analytics.google.com/analytics/web.
Clique em “Começar a medir”.
Defina um nome para sua conta. As permissões padrão geralmente são suficientes, então mantenha as configurações padrão e clique em próximo.
Passo 2: Configuração da Propriedade
- Defina um nome para sua propriedade.
- Configure o fuso horário (deixe como Brasil, se aplicável). A configuração da moeda não é necessária para esta integração, mas você pode configurá-la se desejar.
- Clique em “Próximo”.
Passo 3: Configuração do Negócio
- Defina os detalhes do negócio e clique em próximo.
Passo 4: Objetivos do negócio
- Escolha a opção “Examine o comportamento do usuário” como o objetivo principal desta configuração.
Selecione o Brasil e clique em “Aceitar” para prosseguir.
Na etapa seguinte, escolha a opção “Rede” ou “Web” (em inglês, “Web”).
Passo 5: Preenchimento da URL
- Preencha o campo de URL do site com o subdomínio utilizado para acessar o portal de relatórios do Power Embedded.
- Dê um nome para esse fluxo e clique em Criar e continuar
Nessa aba, antes de clicar em “Próximo”, clique sobre a propriedade criada para pegar o código de rastreamento do Google Analytics.
Você será redirecionado para essa página, onde está disponível o código de rastreamento.
Se você já possui uma conta do Google Analytics e quer criar uma nova propriedade para começar a coletar os dados do seu sistema, siga os passos abaixo:
Acesse o link: analytics.google.com/analytics/web.
Clique no botão Administrador, na parte inferior da página
Clique no botão Criar e depois Propriedade.
Na tela de Criação de propriedade, digite o nome da propriedade (Nome do seu site) e configure o País, fuso horário e moeda
Na detalha de Detalhes comerciais, informe o setor e tamanho da sua empresa
Na tela de Objetivos de negócios, selecione o objetivo de usar o Google Analytics no seu site
Na tela de Coleta de dados, selecione a opção Web
Ao clicar no botão, vai abrir a tela de Configurar fluxo de dados. Preencha com a URL do seu site e o nome do seu site e depois clique no botão Criar e continuar.
Na tela de Configurar uma tag do Google, marque a opção Instalar manualmente e você irá encontrar o código JavaScript para inserir o código de rastreamento no seu site (caso ainda não tenha).
No trecho marcado, você irá encontrar o código de rastreamento do Google Analytics, que você precisará copiar e inserir no Power Embedded para rastrear o comportamento dos usuários no portal de visualização.
Como configurar no Power Embedded
Com esse valor do código do Google Analytics copiado, basta ir no portal do portal de administração do Power Embedded > Configurações e colar no campo “Código de rastreamento do Google Analytics”.
Como visualizar os dados
Para visualizar os dados coletados no site do Google Analytics, acesse a página inicial.
Caso você tenha acabado de criar a propriedade, não vai conter dado nenhum pois o código de rastreamento não captou nada ainda, é exibido um aviso como o da tela abaixo.
Após realizar alguns acessos no portal de visualização, o Google Analytics passará a criar as métricas no dashboard e o aviso na tela irá mudar.
Com o rastreamento funcionando, basta ir fazendo suas análises sobre o comportamento dos usuários.
Uma visão muito interessante de analisar é ver em tempo real, que possibilita ter uma visão ampla dos dados e dos principais eventos.