Ajuda – Cadastro de Usuários

Ajuda - Cadastro de Usuários


Cadastro de usuários

Esta página é onde o administrador realiza o cadastro dos usuários que irão acessar o sistema e os relatórios.

A plataforma oferece quatro métodos para cadastrar usuários:

  1. Criar usuário Manualmente 
  2. Importar via arquivo CSV
  3. Importar via Entra ID
  4. Via API


Criar e desbloquear senha do usuário

Dentro do portal é possível o administrador criar, alterar e desbloquear a senha do usuário.

  • Criar Senha: Permite que o administrador possa criar manualmente uma senha para o usuário em questão digitando numa tela.
  • Alterar Senha: Permite que o administrador possa alterar manualmente uma senha para o usuário em questão digitando numa tela.
  • Redefinir Senha: Permite que o administrador possa solicitar o envio de um email para que o próprio usuário altere a sua senha de acesso.
  • Bloquear: Bloqueia o acesso do usuário ao sistema e ao portal de relatórios. Vale lembrar que mesmo bloqueado, o usuário continua sendo cobrado até ser removido.
  • Desbloquear Senha: Permite remover o bloqueio temporário de 30 minutos que o sistema adiciona automaticamente sempre que um usuário erra a senha 5 vezes seguidas.

Lembre-se que a melhor opção para autenticação do Power Embedded é utilizando a autenticação integrada (Google e Microsoft), pois o sistema não precisa gerenciar senhas, já tem MFA integrado e caso a conta seja bloqueada no diretório da empresa, o acesso é bloqueado automaticamente.

Como o usuário pode alterar a própria senha

O próprio usuário pode alterar sua senha através da tela inicial do Portal de visualização.

Para fazer isso, basta utilizar o link “Criar ou alterar sua senha”, preencher as informações solicitas e um e-mail será enviado ao usuário para confirmar a alteração da senha.

Personalização do método de autenticação por usuário

Com essa nova opção é possível   definir quais os métodos de autenticação que cada usuário ou grupo pode utilizar.

Você  poderá ter diferentes métodos de autenticação de acordo com o perfil dos usuários, onde os membros do grupo “Colaboradores”, por exemplo, poderão autenticar apenas utilizando autenticação Microsoft, enquanto os membros do grupo “Usuários externos” poderão logar com qualquer método de autenticação.

Regras de prioridade e funcionamento: 

  • A maior prioridade é dos dados da tela de Configurações. Caso a autenticação Microsoft não esteja marcada, ela não será permitida, mesmo que ela esteja marcada no usuário ou grupo;

  • A verificação se o usuário pode utilizar um método de autenticação valida essa propriedade no cadastro do usuário ou se o usuário faz parte de algum grupo que tenha essa permissão habilitada;

  • Caso nenhum método de autenticação seja selecionado, todos estarão permitidos;

  • Caso o usuário faça parte de algum grupo que não tenha nenhum método de autenticação habilitado, esse usuário poderá logar no portal utilizando qualquer método de autenticação.