Ajuda – Controle de Capacidades

Ajuda - Controle de Capacidades

Controle de capacidade

Essa funcionalidade do portal ajuda os usuários a gerenciar a capacidade do Microsoft Fabric ou Power Bi Embedded de forma eficiente, visando a redução de custos e uma administração mais eficaz, especialmente em modelos de cobrança pago pelo uso.


Como criar a capacidade no portal do Azure

1. Na página inicial do Azure, use a barra de pesquisa para encontrar o tipo de licença desejado (Microsoft Fabric ou Power BI Embedded) e clique em “Criar”. Preencha as informações necessárias.

2.Para liberar permissões na capacidade, siga duas etapas:

1ª Etapa: Adicione o usuário do PowerEmbedded como contribuidor do recurso.

  • No Portal do Azure, vá para a capacidade criada, clique em “IAM (Controle de Acesso)”.
  • Adicione uma atribuição de função selecionando “Contribuidor” em “Funções de administrador privilegiadas”.
  • Escolha os membros a quem atribuir acesso e adicione o “PowerEmbedded-App”. Clique em “Examinar + Atribuir”.

2ª Etapa: Adicione o Power Embedded como administrador.

  • Certifique-se de que a capacidade esteja ligada.
  • No Portal do Azure, vá para a capacidade criada, clique em “Administradores da capacidade”.
  • Adicione o “PowerEmbedded-App” como administrador e clique em “Salvar”.
  • Agora, você pode administrar sua capacidade pelo Portal do Power Embedded.


Configurando a capacidade no Power Embedded

Para administrar sua capacidade no Portal do Power Embedded, siga estas etapas:

  1. Acesse o Portal do Power Embedded e vá para “Artefatos” > “Capacidades”.
  2. Clique em “Recarregar”. Isso irá listar a capacidade disponível.


No entanto, ainda serão necessárias algumas informações adicionais para administrar o recurso:

  • Nome do grupo de Recursos
  • ID da Assinatura da Azure.


Para obtê-las, siga estas instruções:

 

  1. Vá para sua capacidade no portal do Azure.
  2. Na seção “Visão Geral”, você encontrará as informações necessárias.
  3. Copie o Nome do grupo de Recursos e o ID da Assinatura da Azure.
  4. Cole essas informações no portal do Power Embedded.

Com esses dados, você estará pronto para fazer as otimizações necessárias em sua capacidade

 

Se a configuração foi feita corretamente, o sistema passará a mostrar os botões de “Ligar” ou “Desligar” na tela das capacidades.



Tipos de otimização

Para gerenciar as capacidades, seja o Microsoft Fabric ou Power BI Embedded via portal, há três maneiras:

Manual: Ao acessar o menu de capacidades e ter concluído todas as configurações prévias necessárias, a funcionalidade será exibida, juntamente com um botão para ligar e desligar. Aqui, o administrador pode ficar responsável pela gestão do recurso.

Por demanda: Aqui, o Power Embedded ativa a capacidade automaticamente quando um usuário tenta acessar um relatório. Se a capacidade não estiver sendo usada, ela é pausada para evitar cobranças. Assim que um usuário tenta acessar um relatório, a capacidade é ativada, exibindo um pop-up até que o relatório esteja disponível.

Por horário: Neste método, você pode planejar quando a capacidade deve ser ligada e desligada. Isso oferece um controle mais previsível sobre os recursos, permitindo ajustar conforme a demanda ou horários específicos de uso.

Essas abordagens fornecem maneiras flexíveis de gerenciar os recursos no Power Embedded de acordo com suas necessidades e preferências de uso.

Observação: É importante ressaltar que quando uma capacidade está desligada, o usuário não consegue visualizar o relatório e o conjunto de dados não é atualizado. Portanto, é crucial planejar o horário de uso para evitar possíveis falhas no ambiente.


Configurando a otimização manual

Ao ter completado todas as etapas anteriores, ao clicar em ‘recarregar’, serão listadas todas as capacidades criadas e quais o PowerEmbedded-App tem permissão.

Após isso, um botão será exibido, permitindo ligar e desligar manualmente. Nessa mesma tela, já é possível visualizar algumas informações importantes da capacidade.


Configurando a otimização de custo por demanda

Ao clicar no botão de ações e selecionar “Editar”, você poderá definir as configurações de otimização de custos no portal.

Ativar otimização de custos (Pausar e iniciar automaticamente):

  • Você pode definir a quantidade de minutos que sua capacidade pode ser pausada. Quando o sistema identifica que nenhum relatório foi acessado durante esse período, a capacidade é automaticamente pausada.
  • Quando uma capacidade está pausada, os usuários não podem abrir relatórios. Um pop-up na tela informará que a capacidade está sendo iniciada e será ligada por demanda quando um usuário tentar acessar um relatório.
  • Durante o período em que a capacidade está pausada, você não será cobrado.
  • Embora o tempo de ligar a capacidade seja rápido e quase imperceptível, alguns usuários podem se incomodar com isso, por isso há a opção de agendamentos.

 


Configurando a otimização de custos por horário.

2. Definir horário para otimização de custos:

Na mesma tela, você encontrará a opção de “Definir horário para otimização de custos”.

Nessa aba, você pode programar os horários e dias da semana em que sua capacidade deve ligar e desligar.

Ao clicar em “Adicionar”, dois campos serão exibidos: hora e ação. Aqui você pode programar os horários para ligar e desligar o recurso.

Para facilitar, você pode usar a opção “Copiar para” para aplicar o mesmo modelo para outros dias da semana.

Atenção: Durante o período definido, a capacidade ficará sempre ligada, independentemente de os usuários estarem acessando ou não. 

Fora desse horário, a capacidade funcionará com base na demanda. Por exemplo, se você definiu que a capacidade liga às 08:00 e desliga às 17:00, ela permanecerá ligada durante esse período. Antes das 07:00 e após às 17:00, a capacidade funcionará com base na demanda. Se algum usuário tentar acessar o relatório fora do horário programado, a capacidade será ligada, e quando atingir o tempo de inatividade definido por você, ela será desligada.


Funcionalidades do menu

Logo abaixo uma descrição das funcionalidades do menu.

Filtrar: Permite buscar por nome de capacidade, útil quando há várias capacidades listadas.

Recarregar: Utilizado após configurar no Portal do Azure para atualizar a interface e exibir o botão de controle.

Exportar: Permite exportar dados para Excel ou CSV, incluindo informações da tabela de capacidade.

Ligar/Desligar: Botão para iniciar e pausar a capacidade.

 

Ao clicar no botão de ações, é exibido uma lista de funcionalidades.

  • Editar: Usado para configurações iniciais e otimização de custos.
  • Remover: Exclui a capacidade da gestão do Power Embedded.
  • Auditoria de Entidade: Visão das atividades realizadas pelos usuários que acessam o portal de administração. Clique para saber mais.
  • Auditoria de Capacidade: Detalha ações ocorridas com a capacidade ao longo do tempo. Clique para saber mais.


Atribuindo um Workspace á uma capacidade

No portal do Powerbi.com, vá em Workspace > Configurações de Workpace > Premium > Selecione o tipo de licença > Selecione a capacidade > Aplicar

Atenção: Recarregar os metadados é necessário ao iniciar a otimização da capacidade através do portal do Power Embedded. Ajuda – Controle de Capacidades


Auditoria de capacidade

Para uma análise mais detalhada das informações da capacidade, a auditoria oferece uma visão do seu comportamento. Aqui, é possível acompanhar quando ela foi ligada/desligada, a data e hora da ação, e também o responsável, caso a ativação/desativação não seja automática. Clique para saber mais.